O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Mario Penna (CEP-IMP) foi criado em 11 de maio de 2001, em cumprimento à Resolução nº 196 de 10/10/1996 do Conselho Nacional de Saúde (substituída pela Resolução 466/2012), sendo posteriormente reconhecida por ata administrativa.
Ao longo dos anos, contou com a participação de vários profissionais e colaboradores, tanto do IMP quanto da comunidade, que se reúnem mensalmente para a análise e discussão dos projetos de pesquisas submetidos, do ponto de vista da ética e cumprimento das resoluções e normas relacionadas.
O Regimento Interno do CEP foi atualizado pela última vez em 2015, para se adequar à nova Resolução 466/2012, após aprovação da Presidência e do departamento jurídico da instituição.
O CEP é constituído por, no mínimo, sete membros titulares, e pelo menos 50% dos membros devem comprovar ter experiência em pesquisa. A escolha dos membros tem por base o perfil pessoal e o interesse de cada um no crescimento da bioética, homologada por mais de 50% (cinquenta por cento) dos membros já integrantes, em reunião ordinária.
O mandato dos membros do CEP é de 3 (três) anos, permitida uma única recondução, por igual período de tempo.