O Hospital Luxemburgo, unidade sede do Instituto Mário Penna, em abril, comemora 38 anos de excelência e atendimento humanizado. São quase quatro décadas de uma trajetória exponencial no atendimento em saúde, e que carrega no seu legado ser um dos três CACON’S – Centro de Alta de Complexidade Oncológica
Nesta sexta-feira, 05/04, a diretoria da instituição entregou a obra de ampliação do setor de Quimioterapia, cumprindo o compromisso de melhoria contínua no atendimento. A obra, financiada com recursos próprios, criou um novo espaço, com sete novos consultórios e uma nova sala de apoio para atuação da equipe de enfermagem e oncologia. Além de ampliar o número de atendimentos, o intuito é proporcionar aos pacientes mais conforto e uma melhor estrutura.
Além da reforma dos consultórios, a obra também possibilitou a substituição de 100% das bombas de infusão hospital. No total, foram adquiridas 460 novas bombas que serão utilizadas no Hospital Luxemburgo e também no Núcleo de Excelência em Saúde – NEXS. Só na nova ala de quimioterapia foram destinadas 60 delas. A troca, além de possibilitar um equipamento mais moderno e tecnológico, também traz mais segurança e conforto para o profissional e para o paciente.
Com um atendimento para mais de 271.907 pacientes, atualmente, o Mário Penna é o maior prestador SUS de sessões de quimioterapia de Minas Gerais. Apenas em 2023, foram realizadas mais de 44.679 delas. Em fevereiro de 2024, a instituição já realizou mais de 3.545 consultas oncológicas e mais de 3.210 tratamentos no setor de quimioterapia. Uma rede de atendimentos diários que garante à instituição o título de referência no tratamento de câncer no estado.
Marco Antônio Viana Leite, diretor-presidente do Mário Penna, ressalta que inaugurar a obra com boa parte dos sendo recursos próprios e a outra parte vinda do Ministério Público do Trabalho é motivo de muita alegria. “O principal desafio da filantropia em saúde é garantir investimentos para o melhor atendimento, mesmo com uma remuneração que não cobre estes custos. O equilíbrio de contas, com melhor performance da equipe e de recursos, é um constante esforço de gestão para avançarmos em nossa estrutura e excelência do cuidado em saúde” afirma.
Na inauguração, além de colaboradores e gerentes da instituição, estiveram presentes membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA-BH). Juliana Britto, Diretora de Regulação de Média e Alta Complexidade em Saúde da SMSA-BH reforça: “estamos muito felizes com o espaço e com a modernização do setor de Quimioterapia. Só tenho a agradecer a parceria do Mário Penna conosco, para que consigamos orfetar o melhor cuidado ao paciente e ampliar a potência do SUS em Belo Horizonte.”
Segundo o Dr. Ellias Lima, Oncologista da instituição, “ampliar o espaço do setor de quimioterapia é um imenso avanço na qualidade do atendimento dos nossos pacientes, que são majoritariamente SUS. Poder proporcionar um atendimento acolhedor e mais estruturado é muito gratificante. Isso, no aniversário do Hospital Luxemburgo, é ainda mais especial e simbólico, pois é a melhor forma de celebrar os 38 anos de uma trajetória de excelência no cuidado em saúde “, reforça.
O Hospital Luxemburgo oferece um atendimento de ponta e multidisciplinar aos seus pacientes e todo esse trabalho é resultado da eficiente gestão de recursos e produtividade. São milhares de pessoas que acreditam na missão da instituição de salvar vidas e que contribuem diariamente para a construção dessa história, que consolida a tradição e a expertise do Mário Penna como referência na promoção e acesso à saúde.