O Instituto Mário Penna inaugura, no dia 29 de junho, mais uma unidade: o Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS). Localizada na antiga instalação que abrigava o Hospital Mário Penna, a unidade é um dos mais modernos centros de diagnósticos e tratamentos de Minas Gerais para atendimento a pacientes oncológicos e de outras especialidades da saúde suplementar e particular, e oferecerá vários diferenciais que vão em conjunto com a excelência do Mário Penna, como:
· Linhas de cuidado com especialidades voltadas à prevenção ao tratamento da doença oncológica;
· Plano de tratamento específico e individualizado, gerando o melhor atendimento ao paciente;
· Profissionais renomados e máxima expertise na pesquisa em prevenção;
· Avanço em pesquisas por intermédio do Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação.
Para isso, os pacientes poderão contar com médicos referências em diversas especialidades, sendo cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, ginecologia, urologia, mastologia, ortopedia, neurocirurgia, cardiologia, clínica médica, neurologia, dermatologia, estomatologia, nefrologia, hematologia, endocrinologia, cirurgia torácica, cirurgia cardiovascular, pneumologia, oncologia clínica, otorrinolaringologia, TMO, radioterapia, equipe multidisciplinar, aconselhamento genético, cirurgia bucomaxilofacial e clínica da dor.
Além disso, vários exames estarão disponíveis para aprimorar ainda mais o atendimento dos pacientes como mamografia, radiologia, tomografia, ultrassonografia de corpo inteiro, biópsia guiada, anatomia patológica, patologia clínica, ecocardiogramas, teste ergométrico, ECG, MAPA, Holter, Tilt Test, entre outros.
Há mais de meio século, o Instituto Mário Penna evolui e oferece o que há de melhor e mais moderno nos tratamentos oncológicos: tecnologia de ponta, humanização e acolhimento. A inauguração do Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS) é o maior exemplo dessa evolução: estrutura inovadora com equipe de referência nacional em oncologia e, agora também, englobando outras especialidades médicas, com o apoio de todos os exames complementares essenciais, com foco em práticas preventivas, buscando diagnósticos cada mais precoces. Serão 19 consultórios, 20 cadeiras de quimioterapia, aparelho de raio-x, tomógrafo, entre outros, que já estão sendo preparados para serem utilizados.
“A inauguração do NEXS, apesar de ser um serviço voltado para a saúde suplementar e atendimento particular, traz um alívio para o atendimento do SUS. Isso porque planos que atualmente se tornam acessíveis para a média renda, automaticamente saem desse atendimento. O NEXS é essa opção para desafogar o SUS, para que somente quem depende realmente dele, seja atendido e usufrua dos seus benefícios com mais agilidade. E, para isso, nós temos a missão de atender com mais tranquilidade no Hospital Luxemburgo, onde 83% são pacientes SUS. Isso será importante também para que o nosso atendimento pela saúde suplementar possa ajudar o atendimento que já prestamos. Nós estamos criando alternativas para continuar atendendo com qualidade e equalizado à nossa receita”; ressalta Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.
O Instituto Mário Penna completa 52 anos no dia 28 de junho e tem sido um farol de esperança para aqueles que enfrentam o câncer. Hoje, e cada vez mais, a instituição é referência em atendimento oncológico de qualidade não só em Minas, mas em todo o Brasil. Cerca de mil pacientes passam diariamente pela instituição, provenientes de mais de 500 municípios. Mensalmente, são realizados em torno de 25 mil procedimentos. Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), no último ano, o Instituto Mário Penna realizou mais de 323 mil atendimentos, 40.528 sessões de radioterapia, 37.224 mil sessões de quimioterapia, 32 transplantes de medula óssea e quase 13 mil cirurgias. Mais de 139 mil pacientes passam anualmente nas instalações da instituição, que sobrevive de doações e apoio de parceiros. Sua estrutura é composta também pelo Hospital Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEO), o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação, além do Núcleo de Excelência em Saúde.