No mês de maio, o Instituto Mário Penna recebeu, em São Paulo, a certificação GT Plan de Supply Chain 4.0 referente à integração de todo o processo de Suprimentos. Em Minas Gerais, a instituição é a primeira a receber o certificado por concluir um patamar de digitalização dos processos que permite a comunicação fluida e automatizada entre as operações de planejamento, compras, farmácia e recebimento.
Para isso, a instituição implementou os módulos oferecidos pela empresa que conectam os processos da cadeia de suprimentos. Heleno Silvestre, Coordenador de Suprimentos do Mário Penna, ressalta que a certificação permite à instituição ter todo o processo informatizado. “A Cadeia de Suprimentos 4.0 é o que há de mais moderno atualmente. Usar a tecnologia para unificar os processos agrega na segurança de informação, agilidade na tomada de decisão e na simplicidade nos processos complexos”.
Com as melhorias no processo de compra, estoque e distribuição, o Mário Penna garante benefícios tanto no atendimento para os pacientes, quanto no dia a dia dos colaboradores.
A logística mais eficiente acelera o trabalho dos farmacêuticos, enfermeiros e médicos que atendem diretamente os pacientes, além de diminuir erros operacionais da entrega de medicamentos por meio da organização. Para os colaboradores, a Cadeia de Suprimentos otimizada ajuda a eliminar os trabalhos manuais e de baixo valor agregado, além de direcionar os gestores de estoques, compras e vendas para otimizarem suas rotinas e resultados.
No Instituto Mário Penna, o setor de Compras e Suprimentos é composto por 31 pessoas. Dentre as principais funções, estão o planejamento de compras, gestão de acordos comerciais e fornecedores, compra e acompanhamento dos pedidos, recebimento e armazenamento das mercadorias, além do atendimento de pedido feitos por outros setores e estoques.