No mês de novembro, o Instituto Mário Penna dedica suas atenções à campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. Com o tema “Viva tudo o que mais ama”, a campanha “Novembro Azul” usa elementos do universo masculino para alcançar seu público-alvo, transmitindo a importante mensagem do cuidado ativo e da prevenção da saúde para continuar desfrutando das grandes paixões da vida. Ela desafia estereótipos, normaliza exames médicos e promove a prevenção do câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente em homens no Brasil, com uma estimativa de 71 mil novos diagnósticos a cada ano. E para potencializar a mensagem de prevenção e diagnóstico precoce, a Itaminas se juntou ao Mário Penna durante a campanha no mês de novembro.
Diagnóstico precoce e prevenção
A detecção precoce do câncer de próstata é uma estratégia para diagnosticar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento e 90% de chance de cura. “Para que isso seja possível, homens com mais de 50 anos devem realizar o exame de toque retal anualmente. Através dele, o urologista analisa o tamanho, a forma e a textura da próstata. É um exame rápido e essencial para a saúde masculina. O exame de sangue, por meio da dosagem de PSA (antígeno prostático específico), é outra forma de rastrear a doença e contribuir com o diagnóstico precoce.”, diz o Dr. Renato Corradi, Urologista do Instituto Mário Penna.
Para pacientes com histórico familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) abaixo dos 60 anos, a indicação do rastreamento é a partir dos 45 anos. Além disso, Afro-americanos são mais propensos a desenvolverem tumores mais agressivos. Como prevenção, é indicado a prática de atividades físicas regulares, não fumar e manter uma alimentação saudável.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são homens com idade superior a 50 anos e histórico de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.
Principais sintomas
Como o desenvolvimento da doença pode se apresentar de forma silenciosa, os sintomas podem ser: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite; e sangue na urina. Entretanto, dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal podem ser sinais de que a doença já está na fase mais avançada.
Equipe de Urologia
Oito médicos formam a equipe de Urologia do Instituto Mário Penna. Coordenado pelo Dr. Wadson Miconi, a especialidade também conta com Dr. Paulo Marcelo dos Santos, Walter Cabral, Dr. André Salazar, Dr. Alexandre Menezes, Dr. Renato Corradi, Dr. Rodrigo Corradi e Dr. Leonardo Coutinho.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe realizou 22.811 atendimentos para 18.662 pacientes com câncer de próstata. Além disso, foram realizadas 2.265 cirurgias.