Na noite do dia 19 de julho, o Instituto Mário Penna realizou a nona edição do Café com Ciência, com o tema “Transformando vidas: o cuidado multidisciplinar no Câncer de Cabeça e Pescoço”. A Sala Minas Gerais, sede da Orquestra Filarmônica do estado, recebeu o evento que fez parte da campanha Julho Verde, mês dedicado à prevenção contra os tumores que surgem na tireoide, boca, laringe, entre outros. Além de palestrantes renomados, o Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados abrilhantou a noite com uma apresentação emocionante.
O simpósio reuniu especialistas da oncologia para promover um espaço de diálogo a respeito de experiências e avanços nas áreas de Tumores de Cabeça e Pescoço. Márcio Sanches, Host do evento, Médico e Diretor Geral da unidade Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação, ressaltou a importância da realização para o futuro da assistência à saúde.
“A nona edição do Café com Ciência integra as ações do Julho Verde responsáveis por conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de cabeça e pescoço. Além do lindo Coral de Laringectomizados, também tivemos discussões super ricas sobre os avanços científicos que ajudam na abordagem diagnóstica e terapêutica desse tipo de câncer”.
A Gerente de Pesquisa Translacional da instituição Letícia Braga foi a responsável pela moderação do evento, que contou com o Dr. Alexandre Andrade Sousa, Médico Cirurgião, Professor da UFMG e Membro do Grupo de Pesquisa em Câncer de Cabeça e Pescoço; Carlos Júlio Valencia, Físico e Doutor em Ciências Técnicas Nucleares pela UFMG; e Raquel Fabiane Nogueira, Doutoranda em Odontologia da UFMG e Coordenadora do setor de Fonoaudiologia do Instituto Mário Penna como palestrantes.
Para mostrar a história de superação dos pacientes que passaram pelo câncer de cabeça e pescoço, o Café com Ciência deu espaço ao Coral Mário Penna de Pacientes Laringectomizados. Os coralistas, junto ao maestro Sandro Alex de Souza Vieira, cantaram seis músicas que emocionaram a plateia. Ao final da apresentação, os integrantes foram aplaudidos de pé e homenageados com um troféu.
Os coralistas foram submetidos à cirurgia para a retirada total da laringe – procedimento denominado “Laringectomia” – perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.
O evento recebeu o apoio da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da equipe de som Murillo Correa e Cia, além das Voluntárias do Instituto Mário Penna (VOLMAPE) e da empresa Cuidados Nestlé na Oncologia como patrocinadores.
Diomar Donizette da Silveira, Diretor-Presidente do Instituto Cultural Filarmônica, demonstrou seu orgulho em receber o evento. “É um prazer e uma honra enorme receber essa edição do Café com Ciência na Sala Minas Gerais. O Instituto Mário Penna há mais de 50 anos faz um trabalho fabuloso a favor do tratamento do câncer. Hoje, nessa casa da música, ouvimos um coral de pacientes tratados na instituição que através do atendimento de excelência recuperaram a voz. Foi uma grande emoção e parabenizo a todos pela excelência do trabalho desenvolvido”.
Para coroar o evento, o Mário Penna anunciou uma nova parceria na área do Ensino. Junto com a Inspirali, uma aceleradora da Ânima Educação, a instituição oferecerá três cursos de pós-graduação que pretendem ser referência na área de oncologia. Os cursos de Cuidados Paliativos, Oncologia de Cabeça e Pescoço e Investigação Experimental chegam em setembro para capacitar na prática os profissionais de saúde que fazem parte do atendimento de excelência do Instituto Mário Penna.