No dia 2 de outubro, o Instituto Mário Penna recebeu a escritora e professora de Filosofia, Sílvia Contaldo, com a apresentação de seu livro “Mama Mia”. O evento foi realizado no Espaço Arte pela Vida, no Hospital Luxemburgo, e contou com a presença do pianista Evan Megaro, das Entrelaçadas – grupo de apoio do Instituto Mário Penna para pacientes com câncer de mama – apoiadoras da VOLMAPE (Voluntárias do Mário Penna) e colaboradores da instituição, para um bate-papo e café da manhã especial.
“Por meio de pequenas crônicas, eu conto a minha experiência com o câncer de mama. Estar aqui na abertura do Outubro Rosa do Mário Penna é mais que uma alegria, é um entrelaçamento. O que importa é que nos importemos uns com os outros. Com o câncer nós mudamos de perspectivas, encontramos outros significados e aprendemos a dimensionar o que realmente vale a pena. E meu livro relata exatamente isso.” explicou Sílvia.
Durante o bate-papo com as Entrelaçadas, a escritora contou sua trajetória desde o diagnóstico até o tratamento do câncer de mama. Sílvia detalhou sentimentos, inseguranças, e como o apoio de familiares e amigos foi essencial para seu bem-estar físico e mental. As pacientes do Mário Penna também compartilharam suas experiências e foram presenteadas com um exemplar do livro.
Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, agradeceu a presença de todos e demonstrou felicidade em dar início a mais uma campanha Outubro Rosa. ‘É uma grande satisfação receber vocês no Espaço Arte pela Vida. Escutar a história de cada paciente, inclusive o relato da escritora Sílvia Contaldo, é uma grande lição para todos nós. Além disso, fico muito honrado em estar presente em mais uma campanha de conscientização ao câncer de mama. Estamos aqui para reafirmar a importância da mamografia e reforçar que quem se importa, se envolve”.
Campanha Outubro Rosa 2023
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna convida toda a sociedade a participar da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
Quem se importa também muda histórias. E essa mudança começa pela prevenção. Dra. Kerstin Kapp, médica mastologista do Mário Penna, ressalta a importância de fazer a mamografia. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo “, afirma. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos façam o exame de forma anual.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe de Mastologia da instituição realizou mais de 7 mil atendimentos para mais de 2 mil pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e mais de 11 mil mamografias.