No dicionário, doar significa “transferir gratuitamente a outra pessoa, de forma legal, bem, quantia, imóvel ou vantagens etc. que antes era de sua posse”. Mas nós, do Instituto Mário Penna, sabemos que doar é muito mais do que isso.
O ato de doar contribui efetivamente para melhorar a sociedade, as instituições e, principalmente as pessoas. Ao enxergar as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las, nos tornamos mais justos e igualitários. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo. Fazer uma doação é uma forma de contribuir para uma causa em que se acredita e de exercer a solidariedade, o que pode trazer uma sensação de satisfação e bem-estar.
Como uma instituição filantrópica, dependemos das doações para manter o atendimento de excelência para pacientes de mais de 500 municípios mineiros. Por mês, são gastos 91 mil reais em medicamentos, 32 mil reais diários destinados aos quimioterápicos e 24 mil reais para os procedimentos da Radioterapia, além de 52 mil reais/dia para o Bloco Cirúrgico. E só em 2022, foram mais de 320 mil atendimentos e 139 mil pacientes atendidos, graças ao auxílio de cada doador.