Voluntárias do Mário Penna
Saiba mais sobre os grupos de voluntariado que ajudam os pacientes do Instituto Mário Penna.
“Voluntário é a pessoa que, por seu interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades não remuneradas, organizadas ou não, de bem-estar social ou de outros campos.” (Definição de Voluntariado pela Organização das Nações unidas).
As Voluntárias do Mário Penna começaram sua obra em 1974 através de um grupo de mulheres liderado por Tereza Simões, cujo intuito era dar amparo social aos pacientes carentes do Instituto Mário Penna, dedicando-se integralmente.
Hoje as Voluntárias do Mário Penna contam com cerca de 160 voluntários distribuídos nas três unidades do Instituto. Elas servem cerca de 400 lanches por dia, fazem visitas aos leitos e oferecem aos pacientes itens de higiene pessoal, cobertores, acolhimento e atenção.
As Voluntárias possuem um bazar fixo no Hospital Luxemburgo, e apadrinham o Coral dos Pacientes Laringectomizados do Instituto Mário Penna, providenciando as próteses e insumos necessários ao grupo. Além disso, elas realizam bazares externos para ajudar na arrecadação de fundos para necessidades específicas das unidades.
As Voluntárias do Mário Penna possuem dois camarins de perucas e oferecem medicamentos necessários aos pós tratamentos radioterápicos, que são responsáveis por minimizar as dores dos pacientes.
Requisitos para ser um voluntário
– Ter mais de 18 anos;
– Gostar de ajudar as pessoas;
– Estar aberto para experiências que mudarão sua vida.
Se interessou? Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (31) 3299-9023 / (31) 99566-6034 e marque uma visita para que as Voluntárias do Mário Penna possam te conhecer e mostrar como funciona a rotina diária. Assim, você poderá contribuir na função que melhor se adeque ao seu perfil.
Pastoral da Saúde
“Nossa missão junto aos pacientes e familiares, é emprestar o nosso coração, ouvidos e ombro amigo. É acolher e escutar todos os pacientes e familiares que precisarem de nós. O nosso compromisso é estar sempre prontos para servir!”
Em 1986 através do pedido do Padre Danilo Mamede (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja/Vila Paris), Dona Waldete Feitosa, até então coordenadora do grupo de oração da Paróquia, estendeu o convite ao Mosteiro N. Sra. Das Graças (Beneditinas) e começou a prestar um atendimento espiritual para os pacientes do Instituto Mário Penna. Inicialmente, oito pessoas dedicavam seu tempo para levar, semanalmente, o acolhimento espiritual para os acamados.
Hoje o grupo cresceu e conta com 72 pessoas, entre mulheres e homens que alternam o seu serviço em visitas de segunda á sábado, com missas às sextas e domingos. É realizado um atendimento de confissão, unção dos enfermos, bençãos e uma palavra amiga para aqueles que desejam, independente de credo ou religião.