O Instituto Mário Penna se baseia sempre nos princípios de segurança ao atender qualquer paciente, sendo o ser humano o centro de todo o cuidado.
O Ministério da Saúde possui uma política de segurança instituída através do PNSP (Programa Nacional de Segurança do Paciente – Portaria GM/MS nº 529/2013) que norteia alguns protocolos básicos –todos eles diretrizes das unidades hospitalares do Instituto Mário Penna.
Seis protocolos são adotados no Instituto Mário Penna como algumas de suas diretrizes.
- Identificação do paciente
- Prevenção de lesão por pressão
- Segurança na administração de medicamentos
- Cirurgia segura
- Higiene de mãos
- Prevenção de quedas
Estes protocolos são norteadores de medidas para impedir a ocorrência de eventos relacionados ao cuidado que impactem negativamente na saúde do paciente. Sua importância é definir conceitos e condutas que resultam em uma assistência baseada na segurança do paciente.
O Instituto tem implantadas, além das Diretrizes dos protocolos básicos, Diretrizes Institucionais (DI – Política de Notificação de Incidentes) e DI – Plano de Segurança do Paciente) que visam assegurar que os protocolo básicos sejam cumpridos e monitorados – sem falar no time de Segurança do Paciente que busca continuamente melhorias na segurança e na assistência.