No dia 21 de agosto, o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Mário Penna promoveu a 16ª edição do Café com Ciência, última do ano. O encontro foi realizado na PUC Minas – unidade Lourdes e teve como tema “Câncer de Pulmão: Avanços no Diagnóstico, Tratamento e Perspectivas Translacionais”, reunindo especialistas para debater um dos tipos de câncer de maior incidência no Brasil.
A programação contou com um Welcome Coffee, seguido da abertura institucional e de três palestras com conteúdos atualizados sobre o tema.
O Dr. Ellias Lima, coordenador do Serviço de Oncologia Clínica do Instituto Mário Penna, abriu as apresentações com um panorama do cenário clínico do câncer de pulmão, abordando formas de prevenção e os principais caminhos terapêuticos disponíveis.
Na sequência, Cíntia Lima, gerente de Pesquisa Clínica do Instituto, explicou como as mutações genéticas impactam o comportamento tumoral e de que forma a compreensão desses mecanismos pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias voltadas à cura e à recuperação dos pacientes.
Encerrando o ciclo de palestras, o cirurgião torácico Dr. Erlon Ávila, doutor em Cirurgia Torácica pelo InCor/FMUSP e especialista em técnicas minimamente invasivas e robóticas, destacou o papel da medicina translacional na cirurgia torácica, ressaltando sua crescente relevância nos últimos 15 anos.
A mediação do evento foi conduzida pelo Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, professor do Departamento de Odontologia da PUC Minas e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição.
O Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite, reforçou a importância do evento no contexto da campanha Agosto Branco: “É extremamente importante realizar um Café com Ciência com o tema do Agosto Branco, abordando o câncer de pulmão, um dos tipos mais agressivos. O Instituto Mário Penna conta com profissionais altamente capacitados e realizar esse evento na PUC Minas é uma forma de compartilhar conhecimento com os alunos, promover a conscientização e contribuir com a sociedade, especialmente em Minas Gerais.”
O Mário Penna agradece a todos os participantes, palestrantes e parceiros que contribuíram para o sucesso da 16ª edição do Café com Ciência. Um agradecimento especial à PUC Minas pela parceria e por abrir as portas para a realização do evento. Iniciativas como essa reforçam a importância da integração entre ensino, pesquisa e assistência no enfrentamento ao câncer e na promoção de um cuidado mais humanizado e qualificado.