Com o propósito de cuidar da saúde e trazer segurança ao atendimento na instituição, a Medicina do Trabalho do Mário Penna, em parceira com o CRIE-BH (Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais) e com a Prefeitura de Belo Horizonte, proporciou dois dias de vacinação gratuita destinada aos colaboradores. Foram disponibilizados os imunizantes referentes a DTPA (difteria, tétano e coqueluche), Hepatite B, Varicela, DT (difteria e tétano), Influenza e Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba).
“Quando uma pessoa é vacinada, o organismo pode responder melhor à doença através da criação de imunidade, uma vez que o corpo entra em contato com os agentes que as causam. Manter o cartão de vacina em dia é crucial para a prevenção várias doenças, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir a segurança dentro de uma unidade hospitalar”, ressalta Ana Verônica Sombra, Enfermeira do Trabalho do Instituto Mário Penna.
Para a aplicação ideal das vacinas, o CRIE forneceu todas as doses e insumos necessários. Além disso, o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) analisou o cartão de vacina de cada colaborador com o intuito de identificar quais eram os imunizantes que precisavam ser aplicados diante das normas de saúde.
Fora dessa ação que ocorre de forma anual, a Medicina do Trabalho também realiza um trabalho diário para verificar se o cartão de vacina está em completo. Ana Verônica explica que o controle é feito desde a admissão do colaborador até os exames periódicos agendados. “Sempre que o colaborador tem periódico agendado, nosso setor verifica se ele está com pendências de alguma vacina ou se possui alguma vencida. A partir disso, solicitamos a ele que traga o cartão completo em um prazo de 15 dias. Assim, as vacinas são lançadas no nosso sistema e acompanhadas também por planilha”.