Há nove anos, os Supermercados BH e o Instituto Mário Penna trilham uma caminhada juntos em prol do combate ao câncer. Através do projeto Troco Solidário, o troco das compras dos consumidores pode se transformar em esperança para pacientes oncológicos da instituição. A parceria é uma forma de promover a solidariedade entre os clientes dos Supermercados BH, proporcionando uma maneira significativa de contribuir para o bem-estar e saúde dos pacientes do Mário Penna.
Com nove anos de parceria, os Supermercados BH já arrecadaram cerca de R$30 milhões inteiramente revertidos ao Mário Penna. Este valor possibilita a compra de medicamentos, melhorias de infraestrutura, aquisição de insumos hospitalares e investimento em novas tecnologias para cerca de 270 mil pacientes que dependem da instituição durante o ano.
Atualmente, 196 unidades dos Supermercados BH fazem parte do projeto com o Mário Penna. Para que isso seja possível, o trabalho alinhado em equipe é essencial. Sendo assim, a equipe de Promotoria da instituição acompanha e orienta gerentes, frentes e operadores de caixa de forma periódica. São realizados treinamentos, dinâmicas e visitas para que a missão e o legado do Mário Penna sejam compreendidos e repassados aos clientes garantindo bons resultados ao projeto.
No momento de concluir a compra, após perguntarem ao cliente se desejam doar o troco para o Mário Penna, as operadoras de caixa aguardam o SIM da solidariedade para confirmar a doação. Só assim, os centavos doados serão destinados à instituição. Caso o cliente não conheça ou tenha dúvidas acerca da transparência do projeto, a operadora de caixa estará preparada para esclarecer todas as dúvidas.
A transferência das doações do Troco Solidário é feita mensalmente pelos Supermercados BH. O valor arrecadado é 100% entregue ao Mário Penna, sem qualquer tipo de desconto ou benefício a outros associados e times esportivos. São elas que ajudam a instituição a se manter como referência no tratamento de câncer no estado de Minas Gerais a partir do atendimento humanizado e de excelência.
A credibilidade e transparência do recebimento de doações pode ser acompanhada através das redes sociais e da aba “Transparência” no site do Mário Penna.
Sobre o Instituto Mário Penna
Com cerca de 360 mil atendimentos realizados em 2023, o Instituto Mário Penna se manteve por mais um ano como o maior prestador oncológico de cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia do estado de Minas Gerais para pacientes do SUS. Durante os 52 anos de história, a instituição se compromete com o tratamento humanizado, atendimento de excelência e inovação constante através de suas cinco unidades: Hospital Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Especialidades Oncológicas, Núcleo de Excelência em Saúde e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação.
Carregando a experiência do Instituto Mário Penna no tratamento do câncer, o Hospital Luxemburgo é considerado pelo Ministério da Saúde um CACON – Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. A unidade oferece laboratórios e equipamentos modernos, um corpo clínico experiente e assistência humanizada com o objetivo de aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados a pacientes de várias especialidades.
Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna realizou 44.679 sessões de quimioterapia, 46.725 sessões de radioterapia, 11.134 mamografias, 32 transplantes de medula óssea e 97.295 exames de imagens para cerca de 270 mil pacientes.




Boa noite, paciente de outro estado consegue tratamento no hospital?
Olá Rosangela. Conseguem sim, mas precisam ser por encaminhamento das instituições de saúde do seu estado. Nossos agendamentos do SUS são feitos através do encaminhamento das Secretarias de Saúde de cada local.
Parabéns pelo artigo, Sofia! A iniciativa Troco Solidário dos Supermercados BH em parceria com o Instituto Mário Penna é inspiradora e demonstra o poder da solidariedade. A clareza e o detalhamento sobre o impacto das doações mostram como pequenos gestos podem transformar vidas e apoiar milhares de pacientes oncológicos.
É isso aí, Aline! São pequenas ações que podem mudar a vida de milhares de pacientes. Agradecemos o seu carinho!