Nesta segunda-feira, dia 9, Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, recebeu o deputado federal Rogério Correia para agradecer o envio de recurso de emenda parlamentar destinado à instituição. Estiveram presentes na reunião Arnaldo Honorato, chefe de gabinete do deputado, e Bruno Pedralva, vereador de Belo Horizonte e médico.
O Projeto Jornada de Excelência do Paciente Oncológico tem como objetivo otimizar o acesso aos tratamentos, abordando os desafios do sistema público de saúde, como os longos períodos de espera. Sustentado em três eixos: fila zero, qualificação do acesso e a jornada, o projeto busca reduzir o tempo entre a suspeita e o início do tratamento de 120 para 21 dias, priorizando o diagnóstico precoce e a eficiência no acompanhamento do paciente.
Durante o encontro, Marco Antônio Viana Leite apresentou também o balanço do plano operativo do SUS, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, e destacou estratégias para minimizar o déficit financeiro da instituição. Ele enfatizou a importância das emendas parlamentares nesse processo, afirmando que elas viabilizam melhorias como a ampliação dos quadro de colaboradores, adaptações no espaço físico, além de promover um atendimento moderno e tecnológico. “Pretendemos realizar uma série de melhorias na instituição para alcançar os resultados esperados. Entre elas, a ampliação das equipes médicas especializadas e de apoio, adaptações físicas nas instalações para acessibilidade e segurança, além da aquisição de novos equipamentos e tecnologias”.
Após a reunião, Rogério Correia visitou as instalações do Hospital Luxemburgo e conheceu as obras de ampliação que transformarão a unidade em 100% SUS até 2025. Para isso, em um primeiro momento, os 216 leitos existentes aumentarão para 306, com possibilidade de chegar a 343, ao longo dos próximos dois anos. Além disso, os leitos do CTI passarão de 14 para 50. Novas especialidades, como Cardiologia e Neurologia, além da oferta do Transplante de Medula Óssea Alogênico, também serão incorporadas.
Sobre o Instituto Mário Penna
Com cerca de 360 mil atendimentos realizados em 2023, o Instituto Mário Penna se manteve por mais um ano como o maior prestador oncológico de cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia do estado de Minas Gerais para pacientes do SUS. A instituição, com 53 anos de história, é reconhecida pelo tratamento humanizado, excelência no atendimento e constante inovação em suas cinco unidades: Hospital Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz, Núcleo de Especialidades Oncológicas, Núcleo de Excelência em Saúde e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação.
Carregando essa experiência no tratamento oncológico, o Hospital Luxemburgo é um CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), certificado pelo Ministério da Saúde. A unidade oferece laboratórios e equipamentos modernos, um corpo clínico experiente e assistência humanizada com o objetivo de aumentar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados a pacientes de várias especialidades.