O Instituto Mário Penna inicia as ações do Outubro Rosa com iniciativas de cuidado e incentivo à prevenção. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura de Belo Horizonte, serão oferecidas 5 mil mamografias gratuitas ao longo do mês, reforçando a missão da instituição com o diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação busca reduzir a fila de espera pelo exame existente na capital.
A instituição, hoje, é a maior referência na oferta de mamografias pelo SUS em Belo Horizonte. Além de disponibilizar 3 mil exames mensais, amplia sua atuação no Outubro Rosa: após ofertar 2 mil mamografias em 2022 e 2023 e dobrar para 4 mil em 2024, neste ano serão 5 mil. Esse avanço já resulta da consolidação do Hospital Luxemburgo integralmente dedicado ao SUS, reforçando o compromisso da instituição com acesso ágil, diagnóstico precoce e maiores chances de cura. Dentro disso, a expansão também integra o projeto Fast Track Oncológico, que reduz o tempo entre suspeita e tratamento de 120 para 21 dias, sustentado em três eixos: fila zero, qualificação do acesso e jornada do paciente.
As interessadas devem procurar o centro de saúde mais próximo e de sua referência para solicitar a marcação do exame. A unidade de saúde será a responsável por solicitar o agendamento para a Secretaria de Saúde e informar ao paciente sobre a data, horário e local do exame. Para atender a demanda, os exames poderão ser realizados em duas unidades do Mário Penna, sendo elas o Hospital Luxemburgo, no bairro Luxemburgo, e o Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), no bairro Santa Efigênia.
A mamografia desempenha um papel essencial na identificação precoce do câncer de mama. Quando a doença é descoberta em estágio inicial, as possibilidades de cura podem chegar a até 95%.
Além da oferta de exames no mês de outubro, há cerca de três meses, a Central de Marcação de Consultas do Instituto Mário Penna atua ao lado da Secretaria de Saúde revisando a fila de espera para o agendamento de mamografias. Por meio dos números telefônicos 3299-9000 ou 3349-1200, a equipe faz tentativas de contato diariamente para atualizar o status e diminuir a lista que hoje conta com mais de 29 mil mulheres, bem como incentivar que façam o exame e retomem uma rotina de autocuidado. Entre as pacientes já contactadas, 43% ainda não realizaram o exame.
Campanha Outubro Rosa 2025
Com o tema “Seu corpo é seu maior aliado”, a campanha Outubro Rosa do Mário Penna ressalta a importância do autoconhecimento e do cuidado diário com a saúde como forma de prevenir o câncer de mama, uma vez que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão diagnosticados 73.610 casos de câncer de mama no Brasil em 2025, correspondendo a 30,1% dos diagnósticos por câncer.
Neste ano, o tradicional Desfile das Entrelaçadas será realizado no dia 5 de outubro, às 20h, no Minas Fashion Week, que será realizado no Mercado de Origem. O mês de outubro contará, ainda, com outras ações realizadas pela instituição, com o apoio de diversos parceiros que acreditam na causa.
Reconhecido como o Maior de Minas no combate ao câncer, a instituição realizou mais de 7 mil atendimentos relacionados a câncer de mama e mais de 900 cirurgias. Além disso, realizou mais de 26 mil mamografias entre julho de 2024 e julho de 2025, frente a 14 mil no período anterior – um salto de 86% que comprova os avanços alcançados e reafirma o papel da instituição na ampliação do acesso e na eficiência do cuidado oncológico.
Atualização
Com a nova indicação de mamografias para mulheres de 40 a 49 anos divulgada no último dia 23, o Instituto Mário Penna está preparado para atender dentro da ampliação da idade definida pelo Ministério da Saúde e comemora a medida, que representa mais acesso ao exame, reforço ao combate ao câncer de mama e maiores chances de cura com o diagnóstico precoce. Entretanto, ainda não recebemos a confirmação sobre a aplicação nas novas faixas etárias já na campanha deste ano, a depender da definição da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Belo Horizonte.



