No dia 17 de Setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Com o intuito de garantir a melhor assistência a quem depende do Mário Penna, a instituição destina essa data para promover o engajamento de pacientes, familiares e profissionais nos cuidados de saúde. Neste ano, o tema ‘Envolvendo pacientes para o cuidado seguro’ reforça a necessidade do envolvimento ativo de todos para garantir a melhoria da segurança hospitalar.
Para cumprir essa proposta, o setor de Gestão da Qualidade e Segurança é responsável por fazer visitas educativas no Instituto Mário Penna. Durante os encontros, os pacientes, familiares, equipe assistencial e de apoio são relembrados sobre temas que auxiliam no cuidado seguro e transparente na instituição. Além disso, são ensinados a adotar práticas de segurança durante procedimentos, exames, consultas e internações. O projeto faz parte do atendimento humanizado e de excelência proposto pelo Mário Penna, seguindo sempre os pilares de acolhimento e qualidade.
“A integração e o conhecimento dos pacientes e acompanhantes são fundamentais na recuperação da saúde e prevenção de incidentes e eventos adversos. Observa-se que com as visitas educativas os pacientes, acompanhantes e colaboradores se sentem acolhidos, participam e demonstram interesse nesse tema que é tão valioso dentro de uma instituição de saúde”, ressaltou Larissa Siqueira, Analista de Qualidade e do Núcleo de Segurança do Paciente
Confira os 6 protocolos de segurança do paciente:
- Identificação correta do paciente
- Comunicação efetiva
- Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
- Cirurgia segura
- Higienização das mãos
- Redução do risco de quedas e lesão por pressão