Há 23 anos, o Instituto Mário Penna assumiu o compromisso de capacitar novos especialistas através do programa de Residência e Especialização Médica, na sua missão de promoção da saúde. Desde então, mais de 450 médicos especialistas se formaram com um aprendizado focado no atendimento ético, humanizado e de excelência. Na noite desta quarta-feira (21), foi celebrada a formatura da Turma de Residentes 2024 no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), com a presença da diretoria, corpo clínico, preceptores, amigos e familiares.
A mesa foi composta por Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna; Dr. Ellias Lima, Coordenador da Comissão de Residência Médica; Tadeu Perona, Diretor do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação; e Dr. José Mourão Neto, Diretor Técnico Assistencial.
A solenidade homenageou os 32 residentes formados em especialidades clínicas e cirúrgicas como, Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Ginecologia Oncológica, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Radioterapia e Urologia.
“Para nós é uma honra formar mais uma turma de residentes no Instituto Mário Penna. O programa de Residência é uma forma de viabilizar o nosso alto volume de atendimentos e ainda contribuir com o desenvolvimento da saúde de todo o país. Passamos adiante nossa metodologia de trabalho focada no tratamento humanizado para que os novos especialistas possam levar o cuidado com base no acolhimento por onde quer que estejam”, ressalta Marco Antônio Viana Leite.
Para representar a turma de residentes, Dr. Rômulo Santos Peçanha, Cirurgião Oncológico, e a Dra. Gabriela Santos Pessoa Isidoro, da Clínica Médica, subiram ao palco. Nos discursos, os médicos ressaltaram a formação com excelência, empatia e união. “Nesse local de caminhada, conhecido como Hospital Luxemburgo, testemunhamos em primeira mão o poder transformador da medicina quando acompanhada pela compaixão e pela humanidade. Aqui, aprendemos que não importa o quão avançada seja a tecnologia ou o quão habilidoso seja o cirurgião, é a conexão humana que realmente faz a diferença na vida de nossos pacientes”, discursou Dr. Rômulo Peçanha.
Sobre o Programa de Residência e Especialização do Instituto Mário Penna
A Residência Médica do Instituto Mário Penna é uma iniciativa do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação, juntamente com a COREME – Comissão de Residência Médica, coordenada Dr. Ellias Lima, Oncologista da instituição. O programa engloba 11 residências (Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral, Cirurgia Oncológica, Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Mastologia, Medicina Intensiva, Oncologia Clínica, Radioterapia e Urologia) e um curso de especialização (Ginecologia Oncológica). Atualmente, o Mário Penna conta com 98 especialistas em atuação que integram os atendimentos. Além disso, em março, a instituição receberá 41 novos residentes para dar continuidade na formação proposta pelo programa.