Na manhã desta segunda-feira, 11, o Instituto Mário Penna recebeu, no Núcleo de Excelência em Saúde (NEXS), representantes das operadoras de saúde de alta gestão que integram o grupo Unidas para um encontro estratégico voltado ao fortalecimento e alinhamento da atuação da saúde suplementar na instituição.
A visita foi marcada por uma apresentação institucional conduzida pela diretoria do Mário Penna para os representantes da CEMIG Saúde, Copass Saúde, CASU, Stellantis e Fundaffemg. Em sua fala, Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Mário Penna, destacou a trajetória de crescimento e o compromisso da instituição com a qualidade e a humanização no atendimento.
Os convidados conheceram de perto as modernas instalações do NEXS, unidade que, somente em 2024, registrou números expressivos: mais de 7.400 quimioterapias realizadas, 6.200 exames de imagem, 15.400 consultas médicas e a oferta de mais de 90 médicos de diversas especialidades. Conhecido por muitos pela localização que abrigava o antigo Hospital Mário Penna, a unidade se tornou um dos mais modernos centros de diagnósticos e tratamentos de Minas Gerais para o atendimento a pacientes oncológicos e de outras especialidades da saúde suplementar e particular.
Durante a reunião, foram apresentados os novos investimentos da Rede Mário Penna, que incluem reformas estruturais e a modernização de equipamentos, visando ampliar a capacidade de atendimento, bem como o Projeto Jornada de Excelência do Paciente Oncológico. Ele tem como objetivo otimizar o acesso aos tratamentos e reduzir o tempo entre a suspeita e o início do tratamento de 120 para 21 dias, priorizando o diagnóstico precoce e a eficiência no acompanhamento do paciente.
Outro destaque foi a evolução financeira da instituição, que tem buscado equilíbrio e sustentabilidade sem abrir mão da humanização e do cuidado integral. Nesse sentido, o encontro também abriu espaço para negociações, apresentação de um novo modelo de remuneração e prospectar uma parceria entre a Rede e o grupo no setor de oncologia, que busca alinhar interesses entre as operadoras e o Mário Penna, garantindo previsibilidade, eficiência e manutenção da qualidade assistencial para os beneficiários.