Mais uma campanha Novembro Azul do Mário Penna chega com o alerta ao câncer de próstata. Neste ano, com o tema “Faça da vida sua prioridade”, a instituição tem o propósito de conscientizar o público masculino sobre a importância de manter a saúde em dia, com a prática de hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular. Segundo um estudo publicado em 2022 na CNN Brasil, mais de 60% dos homens brasileiros só procuram médico quando apresentam sintomas insuportáveis.
Por isso, a campanha coloca diversos homens em ambientes cotidianos, como estádio, mesa de truco, churrasco e trabalho. Logo em seguida, o confronta com a frase “mas nunca vai ao médico”, provocando assim uma reflexão sobre priorizar outras atividades em detrimento da saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo que mais causa mortes no Brasil, além de afetar um em cada nove homens. Esquecimento e tabus acerca do diagnóstico e tratamento são fatores que contribuem para esse cenário. Entretanto, quando descoberto precocemente, as chances de cura chegam em até 90%.
“É fundamental que todos os homens acima dos 50 anos e acima de 45 com história familiar de câncer de próstata realizem o exame de toque retal anualmente. Esse exame permite ao urologista avaliar aspectos como o tamanho, a forma e a textura da próstata. É um procedimento simples e de grande importância para a saúde masculina. O exame de sangue, que mede o nível de PSA (antígeno prostático específico), também é uma ferramenta valiosa no rastreamento e diagnóstico precoce da doença”, orienta o Dr. Renato Corradi, Urologista do Instituto Mário Penna.
No exame de toque retal, o médico introduz o dedo, protegido por uma luva lubrificada, no reto com o objetivo de avaliar tamanho, forma e textura das partes posterior e lateral da próstata. Já o exame de PSA, é realizado através da coleta de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Níveis altos desta proteína podem significar também outras doenças no local.
Os principais fatores de risco para o câncer de próstata são homens com idade superior a 50 anos e histórico de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos. Nesses casos, a indicação do rastreamento é a partir dos 45 anos. Além disso, afro-americanos são mais propensos a desenvolverem tumores mais agressivos, o que também é indicação para realizar os exames antes dos 50 anos.
A prática regular de exercícios físicos, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter uma alimentação saudável são as principais medidas de prevenção.
Como o desenvolvimento da doença pode se apresentar de forma silenciosa, os sintomas podem se apresentar apenas nos estágios mais avançados. Dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite; e sangue na urina são alguns sinais. Entretanto, dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal podem ser alertas de que a doença já está na fase mais avançada.
Equipe de Urologia
A equipe de Urologia do Instituto Mário Penna é formada por oito médicos e coordenada pelo Dr. Wadson Miconi. Entre os membros efetivos do corpo clínico estão o Dr. Paulo Marcelo dos Santos, Dr. Walter Cabral, Dr. André Salazar, Dr. Alexandre Menezes, Dr. Renato Corradi, Dr. Rodrigo Corradi e Dr. Leonardo Coutinho. Além desses especialistas, o Instituto conta com urologistas convidados, como o Dr. Antonio Peixoto, que atendem pacientes da saúde suplementar, contribuindo para o fortalecimento do serviço de Urologia.