Na última sexta-feira, dia 18, a campanha Outubro Rosa do Instituto Mário Penna marcou presença no jogo entre Cruzeiro e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão. A ação foi realizada em várias frentes, com destaque para a emocionante entrada das Entrelaçadas em campo durante o intervalo. Com o apoio das mascotes do time celeste, as pacientes com câncer de mama carregaram uma faixa com uma mensagem de conscientização, reforçando a importância da mamografia e sendo calorosamente aplaudidas pelos torcedores.
A convite do Mineirão e do Ancho Catering, as Entrelaçadas tiveram uma experiência única de assistir ao jogo em um dos camarotes do estádio, aproveitar um buffet delicioso e receber a visita do Raposão e Raposinha. Além disso, o Cruzeiro, junto à patrocinadora Cimed, presentearam as pacientes com um kit exclusivo. No pré-jogo, fitinhas da prevenção foram distribuídas na Esplanada, sensibilizando ainda mais os presentes para a causa.
A partida também marcou o primeiro dia da campanha Tropeiro do Bem, realizada em parceria com Ancho Catering e Tropeiro Real, onde R$5,00 de cada prato de tropeiro vendido são destinados ao Instituto Mário Penna. A ação também acontecerá na partida do dia 23, entre Cruzeiro e Lanús, pela Conmebol Sul-Americana, no Mineirão.
O tropeiro é vendido a R$26,00 e, a cada venda realizada, R$4,00 serão doados pelos operadores de bares e R$1,00 pelo Mineirão. O Mário Penna, por sua vez, oferecerá 45 mamografias aos funcionários das empresas parceiras, reforçando a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 95% a chance de cura da doença.
No dia 14 de outubro, três Entrelaçadas também tiveram a oportunidade de visitar a Toca da Raposa II e acompanhar um treino do Cruzeiro. Ao final das atividades, as pacientes interagiram com os jogadores e comissão técnica, tiraram fotos e ganharam autógrafos. O time abraçou a campanha e reforçou a importância da mamografia segurando a faixa oficial da ação.
Outubro Rosa Mário Penna: Seu corpo te ama. Ame de volta.
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Instituto Mário Penna promove o autocuidado como um ato de amor-próprio e responsabilidade. O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil e a principal causa de óbitos pela doença. Segundo o INCA, são estimados 74 mil novos casos em 2024.
O sintoma mais conhecido é a presença de nódulos na mama e/ou na axila. De acordo com o INCA, essa é a principal manifestação da doença, estando presente em 90% dos casos. Eles podem se manifestar de forma unilateral e indolor. Também é importante observar alterações nos mamilos, como secreções espontâneas, retrações, vermelhidão ou descamação.
Referência no estado no tratamento oncológico, principalmente do câncer de mama, a equipe de Mastologia do Instituto Mário Penna realizou, entre julho de 2023 e julho de 2024, 8.685 atendimentos, 817 cirurgias e 12.487 mamografias.
Com o tema “Seu corpo te ama. Ame de volta”, o Outubro Rosa do Mário Penna é um convite para que todas as mulheres se cuidem e se previnam.