A partir de 6 de janeiro, a Rede Mário Penna amplia sua atuação em Minas Gerais e reforça o compromisso com a saúde pública ao assumir a administração, a operacionalização e a execução dos serviços da Linha de Cuidados Oncológicos em Betim e na Região de Saúde, que reúne outros 12 municípios. A parceria foi firmada por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Betim, via Secretaria Municipal de Saúde, após certame público no qual a Rede Mário Penna se sagrou vencedora. A iniciativa está alinhada ao planejamento estratégico do município, liderado pelo prefeito Heron Guimarães, para o fortalecimento da rede de atenção à saúde, ao incorporar a expertise da Rede Mário Penna com o objetivo de qualificar e ampliar a assistência oncológica prestada à população da região.
Reconhecida pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), a Rede Mário Penna avança em mais uma etapa de seu processo de expansão institucional. Somente no último ano, a instituição fortaleceu de forma significativa sua presença no Sistema Único de Saúde (SUS) com a transformação do Hospital Luxemburgo em unidade 100% SUS, o início das obras do Hospital Raja e o início da gestão do Hospital Regional de Teófilo Otoni. As três frentes ampliam o acesso da população a serviços de alta complexidade e consolidam o papel estratégico da instituição na rede pública de saúde em Minas Gerais.
Com a nova gestão, uma parte do Hospital Público Regional de Betim (HPRB), atualmente habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) passa a contar com uma linha de cuidado oncológico ainda mais estruturada. Estão previstos serviços especializados como quimioterapia, imunoterapia, hormonioterapia, procedimentos cirúrgicos e diagnósticos, acompanhamento multiprofissional, reabilitação e a dispensação de medicamentos oncológicos. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a região registra cerca de 2.500 novos casos de câncer por ano, o que reforça a importância da ampliação e da qualificação da assistência.
“A Rede Mário Penna reúne mais de cinco décadas de experiência no cuidado oncológico de alta complexidade e uma atuação consolidada no SUS. Assumir a Linha de Cuidados Oncológicos em Betim representa a oportunidade de aplicar essa expertise em uma região estratégica, estruturando um atendimento integral, seguro e resolutivo, do diagnóstico ao tratamento, podendo ainda avançar para a implementação do modelo Fast Track Oncológico que visa reduzir o tempo médio entre o diagnóstico e o início do tratamento de 120 para 21 dias. Nosso compromisso é contribuir para ampliar o acesso, de forma ágil e eficiente, além de qualificar a assistência e fortalecer a rede pública de saúde”, afirma Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente da Rede Mário Penna.
O contrato com o município de Betim terá vigência de 6 de janeiro de 2026 a 5 de janeiro de 2027, com possibilidade de prorrogação, conforme o interesse público e a legislação vigente.



