O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna realizou o 14º Café com Ciência, a última edição de 2024. O evento, que já é tradicional na instituição, aconteceu na UNA – Campus Aimorés e visa promover debates sobre temas relevantes na área da saúde. Com o tema “Inovação tecnológica e equidade: caminhos e desafios para o acesso ao SUS”, o encontro promoveu discussões essenciais sobre como as inovações no campo da saúde podem e devem ser incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento contou com a presença de três renomadas palestrantes: Dra. Andrea Bredariol, gerente de Políticas Públicas da Astrazeneca para Oncologia, falou sobre a importância do rastreamento e diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama e de ovário. Bianca Duque – Enfermeira geneticista e oncológica abordou as aplicações práticas da navegação de pacientes com câncer hereditário e, por último, a Dra. Maria Raquel de Carvalho – médica e professora do Departamento de Genética da UFMG trouxe o tema testagem genética em câncer de mama e ovário.
Após o ciclo de palestras, o público pode tirar dúvidas com as palestrantes. A discussão reforçou a necessidade de um esforço conjunto entre governos, instituições de saúde e a sociedade civil para que as inovações tecnológicas cheguem de forma mais eficiente aos pacientes da saúde pública.
Para Tadeu Perona, Diretor do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação, a última edição do Café com Ciência foi muito especial. “Nós somos a maior instituição de Minas em atendimento oncológico para pacientes da saúde pública. Falar sobre inovação focada para o atendimento ao SUS é a nossa principal bandeira. Tenho certeza que em 2025 teremos novas discussões sobre o avanço na oncologia” afirma o diretor.
O evento consolidou, mais uma vez, o Café com Ciência como um espaço de diálogo e troca de conhecimentos, fundamental para o avanço da saúde pública no Brasil.