A manhã do último domingo, 29, iniciou de forma especial e mobilizou as pessoas para a solidariedade e para o incentivo a uma vida mais saudável. A 2ª Corrida Mário Penna, que teve início às 7h, foi realizada na Pampulha e reuniu atletas e participantes em um objetivo comum: garantir o tratamento de milhares de pacientes oncológicos do Mário Penna. O evento encerrou as ações do Outubro Rosa e arrecadou mais de 100 mil reais para a instituição.
A Corrida Mário Penna, que se consolida no cenário esportivo mineiro, reuniu um público de 3.000 pessoas, incluindo atletas e demais participantes que se importam com a causa. No percurso de 5km, Leonardo Felipe Gamileira e Fernanda Santos conquistaram o 1° lugar, já na categoria 10km Ivanildo Pereira e Jozeli Janis de Castro foram os vencedores.
O evento só foi possível graças ao apoio de vários parceiros, como a Wellness Super Saudável e a Minas Mineração, que se uniram ao Mário Penna na apresentação da segunda edição. O Sicoob Credicom e a Ferro Puro Mineração foram patrocinadoras do evento. Vilma Alimentos, Max Muscle, Visa Atacadista, Mapa Comunicação, Itaminas, Supermercados BH, Difarmig, Mais Mu, GH Derma, Cookoa, Bold, Nutrata, Quatree, Uau Ingleza, K Merchandising, Herbíssimo, Lojas Rede, Itambé, Bem Nutrido, Nova Aliança, Nativa Renova, SEU – Serviços de Enfermagem de Urgência, Belotur, Nobre Proteção Veicular, Blink, Açaí Cult também contribuíram com a causa. O apoio de mídia ficou com a Record TV, o jornal O Tempo, a BHAZ, Fredizak e a BH Mídias OOH. A organização ficou por conta do Espaço de Cultura e Arte (ECA) e da TBH Esportes.
Para Marco Viana Leite, presidente do Mário Penna, a segunda edição veio com um saldo positivo e já se consolidou como um evento fixo no calendário da instituição. “Além de arrecadar fundos para o Mário Penna, a corrida tem um poder de conscientização das pessoas. Para nós a corrida veio para ficar” afirmou.
O evento ainda contou com diversos stands de parceiros que proporcionaram ao público experiências únicas. A Bendita Bonita embelezou as corredoras, com tranças e penteados durante todo o evento. A Três Corações levou cafés para degustação, e a Uni-BH ofereceu a todos minutos de massagem. A Evolua personalizou as medalhas dos participantes. A Sicredi disponibilizou uma cabine de fotos instantâneas e distribuiu pipocas, enquanto a Uai Motion estava com um stand de vídeos 360°. A Yummy possibilitou uma degustação de sucos, além de outros parceiros que levaram muitas atrações.
O Mário Penna também estava com uma tenda especial, com produtos incríveis. Os participantes do evento puderam doar e adquirir a agenda de 2024, camisas da campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, cofrinhos e canetas. Todo o valor arrecadado no stand foi destinado para a instituição. Os corredores ainda tiveram acesso a um painel e puderam deixar mensagens de apoio e de carinho para os pacientes da quimioterapia.
Israel Gonzaga, CFO da Minas Mineração, ressaltou a importância da participação da empresa como uma das patrocinadoras do evento. “O Mário Penna está realizando pelo segundo ano consecutivo a corrida aqui na Lagoa Pampulha. Isso é muito importante para divulgar o hospital, que tem feito tanto pela saúde em Minas Gerais. A Minas Mineração tem o privilégio, o prazer e a honra de ser mais uma vez patrocinadora do Mário Penna.” enfatizou.
Para animar o evento, a equipe da UNI-BH Fit trouxe para o público um Aulão de Ritmos que movimentou todos os presentes. A banda Mary Pops também se apresentou e proporcionou um momento de muita alegria e descontração. As mascotes do Cruzeiro, Atlético e América não deixaram de participar e deram a largada da prova.
A segunda edição da corrida ainda veio com uma super novidade, a Corrida Kids. Diversas crianças também abraçaram a causa da solidariedade e entenderam que é sempre tempo de praticar o bem. Todos que participaram receberam uma medalha. Ao final do evento, os participantes ganharam uma série de brindes sorteados, incluindo ingressos para a terceira edição do evento.