Os times Atlético Mineiro e Cruzeiro deixaram a rivalidade de campo de lado e se uniram em uma importante causa. Em homenagem ao Outubro Rosa, campanha pela conscientização da prevenção do câncer de mama, as camisas na cor rosa produzidas pela Adidas aos times foram lançadas no dia 30 de setembro, no Instituto Mário Penna. Parte da venda realizada pela Adidas, no valor de R$ 70 mil, foi doada à instituição. Para celebrar o montante arrecadado, os mascotes e representantes dos times estiveram na instituição no dia 12 de dezembro para falar do resultado das vendas ao Diretor-Presidente do Mário Penna, Marco Antônio Viana Leite. Essa arrecadação vai beneficiar diretamente no tratamento de milhares de pacientes oncológicos.
“Essa ação de sensibilização é muito importante para nós. Tanto o Atlético quanto o Cruzeiro são parceiros de longa data. Quero agradecer por terem abraçado a campanha do Outubro Rosa e pela arrecadação que conquistaram para a nossa instituição junto à Adidas. Tenham certeza de que esse valor vai fazer muita diferença para vida de milhares de pacientes que estão em tratamento do câncer”; ressalta Marco Antônio.
Além disso, cada time presentou o Instituto com essa camisa rosa, que foi sorteada em uma promoção exclusiva divulgada nas redes sociais da instituição para os doadores.
Karina Sala Dornelas, que também é paciente do Mário Penna, foi quem ganhou a camisa do Cruzeiro. “Estou tão feliz e emocionada que mal consigo falar. Sou paciente e sei o tanto que as doações são importantes para a instituição que realiza esse atendimento impecável. Quando vi que teria o sorteio da camisa do Cruzeiro, logo fiz minha doação para concorrer. E não é que ganhei? Mais uma vez queria agradecer o carinho que o Mário Penna tem com todos nós. Agora é vestir essa camisa linda e ficar ainda mais feliz”.
Quem levou a camisa do Atlético foi Leonardo Vale, que também comemorou. “Já era um doador do Instituto, mas quando fiquei sabendo do sorteio, doei novamente porque não podia ficar de fora. Fiquei muito alegre porque ajudei pessoas que precisam de doações para realizar o tratamento oncológico e ainda ganhei a camisa rosa do meu clube”.
O valor da doação vai ser investido em melhorias para os pacientes. O Instituto Mário Penna realiza mais de 305 mil atendimentos por ano, sendo provenientes de mais de 600 municípios de Minas Gerais.
Classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), no último ano o Instituto realizou 40 mil sessões de radioterapia, 32.991 sessões de quimioterapia, 33 transplantes de medula óssea e quase 13 mil cirurgias, além de atender mais de 115 mil pacientes.