É com muito orgulho que o Instituto Mário Penna participa do Guia MOL de Produtos Sociais 2023, sendo um dos finalistas na categoria “Terceiro Setor”, com a Agenda Mário Penna, que recebeu 5 estrelas como um produto social. Além do propósito de agregar na organização do cotidiano das pessoas, a agenda é uma forma de exercer a solidariedade através da doação. Todo valor arrecadado é investido em melhorias para os 140 mil paciente atendidos anualmente na instituição.
O Instituto MOL é uma organização da sociedade civil criada para incentivar a cultura de doação no país. Por meio do Guia MOL de Produtos Sociais, eles avaliam produtos cuja venda gera recursos para organizações e fortalecem sua causa.
Os produtos foram avaliados em quatro critérios: clareza da proposta de doação, apresentação do produto, publicização de resultados e a disposição em atender a dúvidas de consumidores. Cada um deles gerou uma pontuação de 0 a 10 pontos que, somada, totalizou a classificação entre 1 e 5 estrelas. Como resultado, a agenda recebeu cinco estrelas na categoria “Terceiro Setor”, produto criado e comercializado por uma organização da sociedade civil como forma de captação de recursos financeiros para manter o funcionamento de suas atividades.
A Agenda Mário Penna 2023 alcançou um total de 3.886 unidades entregues mediante doação nos diversos canais criados para esse fim. No período de 15/12/22 até 23/3/23, 50.59% deste total de unidades foram referentes a doações recorrentes via contas de água, luz, telefone e cartão de crédito. Graças às pessoas que abraçaram a causa, a arrecadação total foi de R$945.431,40 até o mês de março, quando a campanha foi encerrada.
Com o total doado é possível cobrir os gastos do atendimento mensal de, em média, 12 mil pacientes. Para isso, são gastos 91 mil reais por mês em medicamentos, 32 mil reais diários destinados aos quimioterápicos e 24 mil reais para os procedimentos da Radioterapia, além de 52 mil reais/dia para o Bloco Cirúrgico. Todos esses serviços são oferecidos pela instituição para mais de 500 municípios mineiros.
Sobre a agenda
Em sua terceira versão, a Agenda Mário Penna foi lançada em 2020, em edição comemorativa dos 50 anos do Instituto Mário Penna e já se consolidou como um dos itens necessários para os projetos de ano novo de milhares de mineiros. O material é uma forma de colocar no papel as metas traçadas para o ano, estabelecer prioridades na rotina e ainda exercer a solidariedade. Todo o valor arrecadado na campanha das agendas ajuda o Instituto Mário Penna na cobertura do déficit operacional, que soma mais de R$ 7 milhões todos os meses. Isso porque, hoje, 85% dos pacientes oncológicos atendidos na instituição são da rede pública de saúde e recebem um tratamento completo com acesso a todos os recursos disponíveis para combate à doença, mesmo que o valor pago pelo SUS cubra muito pouco desse custo. A diferença acumula ainda os constantes investimentos em melhorias de infraestrutura, compra de medicamentos, materiais hospitalares e equipamentos que são primordiais para o atendimento de excelência oferecido nas unidades do Mário Penna.
A agenda de capa dura estruturada por uma espiral dupla conta com uma divisão mensal, além de páginas inteiras divididas por dia, com exceção dos sábados e domingos, que dividem a mesma página, e também possui a possibilidade de marcação de horários de hora em hora nos dias da semana. Nas páginas iniciais, disponibilizamos uma folha dedicada aos dados pessoais, para melhor identificação, além de uma breve descrição das unidades que fazem parte do Instituto Mário Penna. A primeira página de cada mês possui um calendário da visão mensal, além de marcações de datas e campanhas importantes no âmbito da saúde e feriados nacionais.