O Julho Verde – mês de prevenção ao combate do câncer de cabeça e pescoço foi marcado com uma apresentação especial do Coral do Instituto Mário Penna de Pacientes Laringectomizados, no Espaço Arte pela Vida do Hospital Luxemburgo. Pacientes, acompanhantes e colaboradores que passavam pelo local foram pegos de surpresa com essa cantoria pra lá de especial.
O Coral é composto por 14 pacientes que perderam a voz devido a esse tipo de câncer e tiveram a oportunidade de aprender a cantar. Os integrantes desse grupo se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe – procedimento denominado “Laringectomia” – perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.
Eleonoria Nunes dos Santos, paciente da instituição, estava no local aguardando atendimento e foi surpreendida com a apresentação. “É emocionante ver a superação dessas pessoas. Estão todos felizes, sorrindo e cantando com muita alegria. É tocante porque isso só nos reforça que o câncer tem cura. Fazendo o tratamento certinho, a vida continua. Esses cantores são a prova disso”; disse.
José Apolinário Cardoso, um dos pacientes integrantes do Coral, não escondia a sua alegria e emoção em estar ali se apresentando. “É uma satisfação poder cantar para as pessoas. Com as consequências do câncer, achei que nunca mais iria falar. E veja como estou? Falando, cantando e exercitando para melhorar o meu tratamento. Eu fiquei dois anos sem falar uma palavra e isso aqui é um sonho. Peço que as pessoas se cuidem e procure um médico se sentir algum sintoma. O quanto antes diagnosticado, melhor”.
A Volmape – Voluntárias do Instituto Mário Penna – apadrinha o projeto, proporcionando próteses e insumos necessários ao grupo.
Durante todo o mês de Julho, o Coral fará apresentações em diversos lugares. Acompanhe as nossas redes sociais para se programar e prestigie.
Não deixe o câncer calar a sua voz!