Na última semana de abril, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu uma dinâmica de conscientização sobre sintomas e transmissão da dengue para pacientes e colaboradores do Instituto Mário Penna. A atividade foi realizada em parceria com os alunos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Odontologia da faculdade UNA, no Espaço Arte pela Vida, do Hospital Luxemburgo.
Segundo o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 14 de maio, até o momento, o Brasil possui 4,7 milhões de casos prováveis de dengue e 2,5 mil óbitos decorrentes da doença.
Diante deste cenário, a equipe responsável pela dinâmica incentivou a participação do público através de jogos, cartazes e panfletos informativos. Sob um ponto de vista técnico, os alunos explicaram o ciclo de vida do mosquito da dengue através de amostras laboratoriais e imagens de microscópio reais expostas no local.
Roberto Cavalieri, paciente oncológico do Mário Penna, participou da dinâmica e ressaltou o trabalho dos alunos. “Tive a oportunidade de apreciar o trabalho fantástico realizado pelo Mário Penna e UNA em relação a dengue. Achei extremamente válido e instrutivo para nos cuidarmos”.
Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais frequentes ocasionados pela dengue. Porém, ela pode apresentar casos mais leves ou ser assintomática. Em caso de sintomas significativos, o Ministério da Saúde recomenda que o paciente busque a unidade de saúde mais próxima para garantir uma avaliação do quadro e orientação para tratamento adequado dos sinais e sintomas apresentados.
Confira algumas dicas práticas para eliminar a dengue:
- Evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas;
- Mantenha sempre fechada a tampa do reservatório de água;
- Mantenha a tampa do lixo sempre fechada também;
- Preencha os pratinhos ou os vasos de planta com areia;
- Mobilize seus vizinhos para ajudar a combater o mosquito transmissor;
- Use repelente.