O Instituto Mário Penna, através do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), deu início no final de 2020 ao Serviço de Cuidados Paliativos (SCP), que visa impulsionar a organização e o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos na instituição e no Brasil.
O Serviço de Cuidados Paliativos do IMP funciona de forma multidisciplinar, contando com a atuação de médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. Especialistas de diversas áreas trabalham em conjunto para garantir que pacientes com doenças graves e ameaçadoras da vida sejam tratados de forma integral nas diversas dimensões de sofrimento (físico, psíquico, social e espiritual), visando sempre a qualidade de vida e respeitando os valores das pessoas atendidas.
“Entendemos que além dos pacientes, familiares, amigos e cuidadores também sofrem diante do contexto de adoecimento e devem ser acolhidos e respeitados. Eles possuem um lugar especial no Serviço de Cuidados Paliativos”; ressalta Graziella Eugênio Tocafundo, Enfermeira Coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do IMP.
Os atendimentos acontecem no Hospital Luxemburgo, na unidade de internação, quando solicitados pelas equipes assistentes, e nos consultórios do Núcleo de Especialidades Oncológicas (NEP).
Graziella explica ainda que o Ministério da Saúde normatiza a oferta de Cuidados Paliativos como parte dos cuidados continuados integrados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um direito a todo cidadão afetado por uma doença que ameace a vida, seja aguda ou crônica.