O Dia Mundial do Câncer, data celebrada com ações de conscientização sobre a doença em todo o mundo, foi no último sábado, dia 4 de fevereiro. O Instituto Mário Penna não ia ficar de fora dessa importante abordagem que faz dele o Maior de Minas no Combate ao Câncer. O Coral dos Laringectomizados realizou uma linda apresentação na loja da Droga Clara do bairro Barro Preto, que é parceira de troco da instituição.
O Coral é formado por pacientes/cantores que perderam a voz devido ao câncer de laringe. Mas através da música, eles puderam recuperar a autoestima e a motivação para viver. Quem esteve presente durante a apresentação, se emocionou.
“Estava andando com a minha esposa pela rua e, de repente, nos deparamos com essa apresentação maravilhosa. Isso é um presente para o meu dia. É extremamente emocionante ver esses pacientes que voltaram a falar e estão dando uma lição de vida em todos que estão aqui. São exemplos de superação e persistência e nos faz refletir muito sobre o real valor da vida”; disse Júlio Maria da Silva.
Durante essa manhã especial, quem este no local teve outros serviços disponíveis como aferição de pressão e medição do nível de glicose. E quem passava pela rua foi surpreendido com a distribuição de pipoca e algodão doce.
Além disso, o Instituto Mário Penna estava com um estande expondo o Cofrinho do Bem e a Agenda 2023. Quem fizesse uma doação para a instituição, levava na hora um dos brindes. Um calendário anual comemorativo do Mário Penna preparado especialmente para a data, também foi distribuído ao público.
Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) – O Dia Mundial do Câncer ocorre é a iniciativa global unificadora sob a qual o mundo se une para aumentar a conscientização do câncer de maneira positiva e inspiradora. Liderado pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), o dia visa salvar milhões de vidas a cada ano, aumentando a conscientização e melhorando a educação sobre a doença, ao mesmo tempo em que exige ação de governos e indivíduos em todo o mundo.
O tema do Dia Mundial do Câncer 2023 é “Por cuidados mais justos”, reconhecendo as necessidades em saúde que existem para muitas populações. Na data, são realizados movimentos mundiais que têm como objetivo despertar as pessoas para que a realidade de milhões de mortes causadas pelo câncer possa ser evitada em todo o mundo. Somente em 2020, 100 milhões de pessoas morreram de câncer.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existem ao menos 100 variações da enfermidade, que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos.
A doença não tem uma causa única, podendo ser provocada por causas externas, que estão presentes no meio ambiente; ou internas, como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas.