Na sexta-feira, dia 15 de julho, o público do Minas Shopping se emocionou com uma apresentação que reuniu harmonia e superação. O Coral dos Laringectomizados do Instituto Mário Penna, formado por pessoas que perderam a voz devido ao câncer, participou na Praça de Alimentação de um Flash Mob juntamente com o Coral Black to Black.
Os pacientes integrantes do grupo se submeteram à cirurgia para a retirada total da laringe – procedimento denominado “Laringectomia” – perdendo completamente a voz. Entretanto, com a reabilitação por meio da aquisição da voz esofágica ou implante da prótese traqueoesofágica, puderam retomar a comunicação.
“Esses pacientes são um exemplo de superação”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.
Segundo ele, a iniciativa é uma forma de quebrar paradigmas e reforçar o compromisso do empreendimento com a inclusão. “Todo preconceito surge em função da falta de informação. Seguimos nossa proposta de estar conectados com o nosso público, oferecendo um espaço acolhedor e de experiências marcantes”, destaca Freitas.
A apresentação do coral integra as ações do Julho Verde, mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço. Esse é o nome dado a tumores que envolvem a região das vias aéro-digestivas, como amígdalas, boca, bochecha, faringe, gengivas, laringe, língua e seios paranasais e os tumores de pele da região da face e do pescoço.
Focado na prevenção e no diagnóstico precoce, o Instituto Mario Penna lançou uma campanha com o slogan “Não deixe o câncer de cabeça e pescoço tomar conta da sua vida”. Durante todo o mês, os tons de verde estarão presentes no Instituto e nas redes sociais da instituição.