Nessa quarta-feira, dia 19 de abril, o presidente do Instituto Mário Penna Marco Antônio Viana Leite esteve em Brasília em encontro com o senador Alexandre Silveira, onde apresentou o Projeto Fast Track da instituição. Na ocasião, o parlamentar mostrou interesse em ajudar o projeto que vai beneficiar pacientes de mais de 600 municípios mineiros.
O modelo Fast Track (rastreamento rápido) é idealizado para proporcionar a redução no tempo entre a suspeita do câncer, o diagnóstico e o início do tratamento, favorecendo a efetividade e possível cura.
Trata-se de uma abordagem que irá facilitar a rotina hospitalar, principalmente quanto ao manejo da capacidade de reduzir o tempo de permanência dos pacientes na emergência. É um método derivado de protocolos de triagem e de acolhimento com classificação de risco em emergências, como o protocolo de Manchester.
Basicamente, consiste em uma ferramenta de fluxo rápido de triagem/ acolhimento e atendimento nas unidades de saúde. A sua aplicação consiste em: mais eficiência e agilidade; rapidez nas tomadas de decisão; maior integração das equipes e medidas de monitoração.
Serão implantadas nas unidades do Instituto Mário Penna técnicas dessa metodologia da seguinte forma: flexibilização de soluções rápidas e eficazes para o diagnóstico oncológico, em seguida tratamento mais assertivo e precoce.
“Para a concretização do modelo Fast Track na instituição será necessário ampliar e aprimorar a infraestrutura interna do Hospital Luxemburgo. Com isso, precisamos de verba para realizar obras que irão propiciar acessibilidade segura e rápida aos pacientes, acompanhantes e colaboradores; garantir a aquisição de novos equipamentos para dar agilidade nos diagnósticos; além da aquisição de medicamentos e insumos modernos e eficazes, garantindo o tratamento oncológico eficiente e curativo, proporcionando, assim, manutenção de uma assistência de qualidade aos pacientes. Estamos em busca de parcerias para que possamos colocar tudo isso em prática o quanto antes”; explica Marco Antônio Viana Leite.
Entenda o Fast Track:
OBJETIVO GERAL: Proporcionar a redução no tempo entre a suspeita do câncer, o diagnóstico e o início do tratamento, favorecendo a efetividade e possível cura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Obras para ampliação e estruturação do Hospital Luxemburgo; 2. Expansão e estruturação da sede administrativa; 3. Instalação de 02 (dois) elevadores; 4. Aumento da oferta de atendimentos para o diagnóstico e tratamento oncológico; 5. Realizar ações para o fortalecimento basilar da instituição; 6. Modernização e ambientação das estruturas operacionais do Hospital Luxemburgo.
META: Implantação do modelo Fast Track para ampliar a capacidade técnica e operacional do Hospital Luxemburgo, proporcionando redução no tempo entre a suspeita do câncer e o início do tratamento, favorecendo a efetividade e possível cura.