A data 2 de abril é marcada pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data que pretende divulgar informações sobre o transtorno do espectro autista, também conhecido pela sigla TEA. Em busca de um atendimento mais inclusivo e humanizado, o Instituto Mário Penna convidou a palestrante e fonoaudióloga Jussara Fonseca para liderar um momento de aprendizado com os colaboradores da instituição.
A palestra realizada no auditório do Mário Penna contou com assuntos como a definição do transtorno, documentos diagnósticos, prevalência, etiologia, comorbidades e orientações sobre abordagens e estratégias de manejo a pessoa com autismo. Sugestões de ajustes no ambiente, desde a intensidade da luz até a disposição dos materiais, além de dicas de comunicação efetiva e clara foram alguns dos temas exemplificados pela palestrante.
“Essa iniciativa do Instituto Mário Penna é importantíssima para reconhecermos as pessoas que estão dentro do espectro autista e atendermos elas da forma ideal. Além disso, qualificar a equipe assistencial e os outros setores pertencentes a instituição é o primeiro passo para um atendimento humanizado e inclusivo. Ter essa oportunidade de fala é uma honra para mim. Não é uma iniciativa que a gente vê em qualquer lugar”, exalta Jussara Fonseca, palestrante e fonoaudióloga.
Durante a palestra, Jussara Fonseca ressaltou a singularidade de cada pessoa, o que não é diferente para as pessoas com transtorno do espectro autista. Por isso, um atendimento humanizado e personalizado, baseado em conhecimento e experiência, é fundamental, principalmente para uma instituição de referência como o Instituto Mário Penna.



