A unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Mário Penna completa um ano de trabalhos e realizações. Para comemorar essa data de grandes feitos nas áreas da pesquisa e da assistência em saúde, com ênfase na inovação diagnóstica do câncer, a unidade lança a primeira edição da revista científica da instituição.
Com frequência semestral, a Mário Penna Journal – molecular and clinical research (MPJ) inaugura sua primeira edição como mais um espaço de troca e difusão de conhecimentos e experiências. A revista, além de abranger várias áreas da saúde humana, visa, ainda, promover, divulgar e dar acesso à produção científica. A leitura desta primeira edição, que possui sete artigos, é de acesso aberto e gratuito.
A revista será disponibilizada em diferentes formatos. Além de uma versão física, que será entregue aos autores e parceiros do Mário Penna, também serão disponibilizadas duas versões digitais: uma técnica, com foco em profissionais da área; e outra intuitiva, com explicações para todos que desejam conhecer mais sobre os trabalhos realizados na unidade.
Para Márcio Sanches, Diretor da unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação, a Mário Penna Journal representa um importante avanço no processo de produção de conhecimento. “Uma instituição que possui um periódico científico de qualidade, abre portas para que seus profissionais e colaboradores sejam motivados a buscarem aprimoramento contínuo. Deixamos de consumir conhecimento e passamos a produzir e disseminar. Isso, alinhado aos objetivos da instituição, de se tornar referência do Estado na oncologia, é um marco porque vamos encontrar o que de principal, do ponto de vista científico, vem sendo desenvolvido na nossa região”, afirma o Diretor.
Um dos grandes destaques da revista é a relevância que ela possui no cenário mineiro das produções científicas, principalmente no que tange à oncologia. A produção ainda se destaca pela identificação do Internacional Standard Serial Number (ISSN) e do Digital Object Identifier (DOI), códigos numéricos únicos para publicações, trazendo ainda mais confiabilidade ao periódico.
Para a Dra. Letícia da Conceição Braga, coordenadora da Pesquisa Translacional do Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação, a instituição está trazendo um diferencial no cenário da pesquisa tanto no estado quanto no país. “Ter uma publicação científica na área de oncologia é um fato extremamente relevante para o cenário mineiro. A gente não tem nenhuma publicação nessa área divulgada por uma instituição científica daqui de Minas Gerais e já ter uma primeira edição com ISSN, aumenta a credibilidade dos artigos divulgados, o que vai atrair um maior número de pessoas com interesse no produto “.
Acesse a Revista:
- Plataforma Digital:
- Plataforma Científica: https://revista.mariopenna.org.br
Ensinar, Pesquisar e Inovar: um ano de trabalhos e conquistas
O Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação celebra seu primeiro ano de existência, no próximo dia 27 de abril. Com uma trajetória de referência em pesquisa científica, a unidade se destaca na construção de um projeto que busca fomentar a assistência em saúde e revolucionar a inovação diagnóstica do câncer no país.
Com uma robusta estrutura de aparelhamento tecnológico, o “Ensino, Pesquisa e Inovação” conta com sete pesquisadores, além da equipe de iniciação científica. Atualmente, são cerca de 40 projetos em andamento, que englobam diversas especificações da área da saúde.
A excelência no trabalho desenvolvido levou o Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação ao reconhecimento no cenário nacional e internacional. Apenas em 2022, a unidade recebeu dois prêmios. Uma menção honrosa em um congresso da American Association for Clinical Chemistry, bem como a premiação de 2º melhor projeto no XXXIII Congresso Brasileiro de Genética Médica. A celebração do aniversário de um ano representa um marco significativo da instituição na consolidação do protagonismo regional na área da saúde humana.