Na tarde do dia 30 de novembro, os pacientes da Casa de Apoio Beatriz Ferraz realizaram uma oficina de pintura com folhas de latânias desidratadas. A produção estará exposta como parte da decoração do 1° Simpósio Mário Penna de Atualizações em Oncologia, que acontecerá no dia 08 de dezembro.
O 1° Simpósio organizado pelo Instituto Mário Penna – Ensino, Pesquisa e Inovação, que será realizado no Teatro Feluma na próxima quinta-feira, das 8h às 18h30, contará com uma instalação de arte idealizada pela decoradora Rosa Fagundes e produzida pelos pacientes da Casa de Apoio, a partir da pintura de plantas desidratadas. “Quando me convidaram para realizar essa decoração, pensei em trazer elementos coloridos e alegres para o Simpósio, além de incluir os pacientes nesse projeto, com a proposta de renovação e esperança. Pude sentir que eles ficaram mais alegres e felizes com a atividade, aliviando as dores do tratamento de câncer”, afirma a decoradora.
Gizelle Mesquita, Coordenadora de Humanização e Psicologia Hospitalar do Instituto Mário Penna e que também será uma das conteudistas na mesa de discussão da equipe multidisciplinar do Simpósio, explica que o trabalho manual tem um efeito terapêutico muito importante para os pacientes, principalmente os que têm momentos de ociosidade na Casa de Apoio. “Durante a hospedagem deles, eles sentem muita falta de casa, e todas essas ações realizadas são para ocupar a rotina e minimizar essa angústia e saudade”.
A Casa de Apoio Beatriz Ferraz é mantida por doações e acolhe pacientes adultos oferecendo a hospedagem, o transporte e a alimentação, assim como aos seus acompanhantes, principalmente àqueles que residem no interior do Estado, para que assim possam dar seguimento aos tratamentos oncológicos no Instituto Mário Penna. A paciente Paola da Silva participou da oficina de pintura e descreveu como foi a tarde: “eu amo o carinho que recebo aqui diariamente, é minha segunda família. Essas atividades nos deixam mais felizes e nos fazem esquecer da dificuldade do tratamento”. Já a paciente Maria do Carmo Fernandes ressalta que a pintura ficou linda e que o serviço da Casa de Apoio é primoroso. “Todo o amor que recebemos aqui é muito importante. Essas ações colocam um sorriso de volta no nosso rosto”.
O público poderá conferir a obra de arte produzida pelos pacientes do Instituto Mário Penna no 1° Simpósio Mário Penna de Atualizações em Oncologia, que contará com a presença de mais de 23 conteudistas, entre renomados palestrantes e mediadores que atuam no setor da saúde oncológica no país. O evento é aberto a toda a comunidade interessada no tema.
Confira a programação completa do Simpósio e faça sua inscrição gratuita no Sympla.