Com a inauguração do Núcleo de Excelência em Saúde – NEXS, o Instituto Mário Penna passa a oferecer tecnologia para minimizar a queda de cabelo em pacientes oncológicos. No mês de julho, a instituição recebeu o aparelho que será responsável por agregar no atendimento humanizado que também faz parte da nova unidade. Uma touca que, por resfriamento, evita a queda de cabelo durante a quimioterapia fará parte do atendimento do NEXS.
“A touca térmica é usada durante a infusão da quimioterapia para resfriar o couro cabeludo através de um sistema com canais de água. O objetivo é evitar ou pelo menos diminuir a queda de cabelo relacionada à quimioterapia. A touca é acoplada na cabeça do paciente 30 minutos antes do procedimento e permanece com ela durante toda a infusão e 90 minutos após o fim do ciclo quimioterápico”; explica Dr. Ellias Lima, Oncologista do Mário Penna.
O novo recurso consegue atender até dois pacientes ao mesmo tempo. A meta é tratar de quatro até seis pacientes por dia. Além disso, toda a equipe de Enfermagem do NEXS recebeu um treinamento de preparação para o manuseio da touca e para instruir os pacientes da maneira correta.
O uso da touca é indicado apenas para alguns pacientes. Dr. Ellias Lima explica que isso acontece porque nem todos os tipos de quimioterapia causam a queda de cabelo. “As indicações são específicas para tratamentos quimioterápicos que têm como efeito a queda capilar. Além disso, não costumamos recomendar o uso da touca para aqueles pacientes que sabemos que vão perder o cabelo devido ao impacto do tratamento utilizado”.
Assim como em todas as unidades do Instituto Mário Penna, a humanização será um dos pilares do NEXS. A touca será responsável por aumentar a satisfação dos pacientes, além de agregar ao status psicológico que o paciente vai desenvolver ao longo do tratamento, de forma a reduzir os sintomas de depressão e aumentar a autoestima.
Dr. Ellias Lima reforça que existem estudos que comprovam a eficácia do recurso. “Os resultados são em torno de 40 a 70% de eficácia, a depender do esquema quimioterápico utilizado no tratamento”.
Para aumentar a eficácia da touca, lavar o cabelo com menos frequência e evitar o uso de certos produtos químicos, como tintura, podem funcionar de forma complementar ao equipamento com a finalidade de evitar e minimizar a queda capilar.