O Instituto Mário Penna desenvolveu uma série de ações ao longo da semana em homenagem ao Dia Internacional da Reciclagem. O objetivo das ações foi explicar aos colaboradores sobre a compostagem, que é o processo da reciclagem nos produtos orgânicos, os seus benefícios e, além disso, informar a retomada do Projeto Reintegrar, em parceria com a Gestão Ambiental e o setor de Humanização.
A intenção do Projeto é destinar os resíduos orgânicos gerados pelo Serviço de Nutrição Dietética do Instituto para o lote que fica à frente da instituição, onde os resíduos descartados de forma correta após o processo de compostagem serão transformados em adubo orgânico para produzir alimentos que irão retornar ao setor de Nutrição, fechando o ciclo. “A retomada do Projeto Integrar trará benefícios incontáveis aos pacientes, desde alimentação saudável até o plantio como um recurso terapêutico. A maioria dos nossos pacientes vêm da zona rural, então eles sentem falta do contato com a terra. A ideia é resgatar suas origens, fazendo o que eles amam e, ao mesmo tempo, colaborar com o bem-estar para o tratamento”, explica Gizelle Mesquita, Coordenadora do Setor de Humanização e Psicologia Hospitalar.
O bate-papo com a Analista de Gestão Ambiental Viviane Matos também chegou na Casa de Apoio Beatriz Ferraz, onde os colaboradores puderam participar e entender melhor o assunto. “Quando comecei a trabalhar aqui, vi o jardim murcho. É gratificante ver que uma plantinha que poderia estar no lixo, está ali sendo cuidada e sendo importante para os pacientes”, afirma Claudinéia Lima, Auxiliar de Hospitalidade.
As iniciativas são de extrema importância para o Instituto, pois os resíduos orgânicos compõem metade dos resíduos gerados na capital, ou seja, se eles são destinados de forma correta, o volume de material que deixará de ir para os aterros sanitários é grande. Dessa forma, os benefícios são vistos não só na rotina dos pacientes e colaboradores, mas impactam diretamente o bom funcionamento da cidade.