No dia 17 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Essa data é importante para promover o cuidado, a atenção e a dedicação que todo profissional de saúde deve ter com os pacientes. Aqui no Instituto Mário Penna, priorizamos o atendimento de excelência a todos que passam por aqui, e por isso nos preocupamos em capacitar ainda mais a equipe médica e assistencial.
Sendo assim, o setor de Qualidade da instituição desenvolveu uma série de ações de conscientização para os profissionais de saúde. O objetivo delas é ressaltar a importância de adotar as práticas de segurança no ambiente de trabalho e informar e orientar pacientes e seus familiares sobre a segurança hospitalar.
Confira os 6 protocolos de segurança do paciente:
- Identificação Correta do Paciente
- Comunicação Efetiva
- Segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
- Cirurgia segura
- Higienização das mãos
- Redução do risco de quedas e lesão por pressão
“Com auxílio dos acadêmicos da UNA, o setor de Qualidade realizou dinâmicas nos setores assistenciais abordando os protocolos de segurança do paciente. Além disso, a equipe ofereceu dois dias de palestras para os colaboradores com os temas: Comunicação não violenta e Comunicação Efetiva para a Segurança do Paciente”, conta Larissa Siqueira, Analista de Qualidade e do Núcleo de Segurança do Paciente.