No dia 5 de maio de 2022 foi comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, data importante que ganhou uma atenção ainda maior em todo o mundo devido à pandemia, mobilizando a população com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, uma vez que as infecções relacionadas à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes.
A higiene das mãos é uma das ações mais eficazes para a redução da transmissão de microorganismos, incluindo a Covid-19. Desta forma, tanto os profissionais quanto os pacientes, por meio de uma medida simples, podem desempenhar um importante papel na prevenção de milhares de infecções. No Mário Penna, além de cuidar desta assistência, o setor do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) também promove um treinamento para ensinar e capacitar todos os colaboradores a respeito do tema.
Rafael Antônio, enfermeiro do SCIH, reforça a importância da data. “A campanha desse ano tem como tema Unidos pela Segurança. É um dia muito importante para nós porque a higiene de mãos salva vidas. Vamos higienizar as mãos para que dessa forma a gente possa salvar o nosso paciente e oferecer uma melhor qualidade de atendimento assistencial.”
Os cinco momentos para a higiene das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas ao paciente.