O Dia Mundial do Doador de órgãos é uma data muito significativa para o Mário Penna, pois sabemos que esse gesto de amor e solidariedade salva muitas vidas que aguardam uma chance de cura através da doação. O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes do país.
Contudo, apesar do grande volume de cirurgias realizadas, a quantidade de pessoas aguardando a lista de espera para receber um transplante é grande, necessitando a urgência de uma maior conscientização da população acerca do tema. A doação de órgãos é um ato de amor, no qual podem ser doadas partes do corpo para serem utilizados no tratamento de outra pessoa, com a finalidade de reestabelecer as funções de um órgão ou tecido doente. Na grande maioria das vezes, o transplante pode ser a única esperança de vida para milhares de pacientes.
No Instituto Mário Penna, não são realizadas as cirurgias de transplante. Contudo, dispomos de uma Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos. Quando é identificada a possibilidade de doação de órgãos, após a autorização e consentimento da família, a equipe realiza a comunicação ao MG Transplantes, responsável pela captação dos órgãos viáveis em Minas Gerais. José Mourão Neto, Diretor Técnico Assistencial do Mário Penna, reforça a representatividade da data. “A doação é um ato muito importante, pois pode salvar vidas. De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante, portanto inúmeras pessoas podem ser beneficiadas mutuamente de um mesmo doador e isso faz muita diferença.”
Neste dia, fazemos um convite especial: seja um doador e multiplique vidas junto com o Mário Penna.