A Enfermeira Supervisora da Central de Esterilização do Instituto Mário Penna, Mariangela Moreira do Nascimento, foi convidada pela empresa ASP para palestrar no 13º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção relacionada à assistência à saúde, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC), recuperação anestésica e Centro de Material e Esterilização. O evento aconteceu entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo, e a palestra ministrada pela enfermeira reuniu mais de 160 enfermeiros e profissionais da área da saúde no auditório.
Mariangela explica que o tema da palestra foi a utilização do sistema de rastreabilidade para gestão de custo no CME (Centro de Material e Esterilização) do Instituto Mário Penna. “Por meio da palestra, mostrei o desenvolvimento que realizamos dentro do software de rastreabilidade, a base de dados do custo do processamento dos produtos para a saúde, que são processados dentro do CME”. Foi realizada também uma implantação da metodologia, fazendo um link ao tipo de esterilização, desinfecção por produto e padronização dos pacotes por tamanho P, M e G utilizados no hospital.
Através deste processo, foi possível gerenciar a rastreabilidade do material que o CME estava dispensando para cada setor e, assim, levantar os custos dos produtos entregues para os clientes. A participação do Mário Penna durante o Simpósio permitiu a troca de conhecimento e experiências entre outras empresas do setor de saúde, mostrando o destaque e a relevância da instituição em Minas Gerais.