O programa “Mário Penna de Todos” chega para somar aos colaboradores. Ele foi criado para oferecer mais oportunidade, acessibilidade, igualdade, respeito e conscientização. Aqui, cada colaborador é único. Não importa a cor, o gênero, a religião e nenhuma outra distinção. Toda limitação também é muito bem-vinda e abraçada em todos os setores. Atualmente, existem colaboradores PCD – Pessoas com Deficiência que vão dos setores assistenciais, administrativos até o gerencial.
Cristiane Kele Prado, Supervisora de Recursos Humanos, reforça a importância do programa. “Nós do Recursos Humanos estamos cada vez mais nos esforçando para que a cultura da inclusão esteja presente na instituição. Não é só uma questão de cumprir cotas. Queremos trazer pessoas que venham somar ao trabalho na instituição, respeitando cada limitação”.
Maria Imaculada Estanislau é Auxiliar de Serviços Gerais e, mesmo com problemas de visão, anda por todo o hospital espalhando bom humor. Ela reconhece as pessoas pela voz e sempre puxa uma conversa por onde passa. Nas atividades, a rouparia dobrada de forma impecável, chama a atenção. “Gosto muito de trabalhar no Mário Penna. Fui muito bem acolhida. Fora do trabalho, eu faço tudo, arrumo casa, compro minhas coisas. Comprei até o meu apartamento. A gente não pode se entregar”; incentiva Maria.
Carlos Alberto Nunes é Auxiliar Administrativo da Governança e o fato de andar em uma cadeira de rodas não o impede de fazer nada, como gosta de deixar bem claro. “Quando cheguei ao Instituto Mário Penna, fui muito bem acolhido. É um local que me sinto bem em trabalhar. Eu ando em cadeira de rodas, mas tenho uma vida normal. Dirijo, vou para qualquer lugar. Não tem nada que me impeça de viver, mesmo com minhas limitações”.
Douglas Arruda é Gerente de Faturamento. Ele construiu uma carreira dentro do Instituto que serve como exemplo para o crescimento profissional de todos os colaboradores. “A inclusão do PCD na sociedade, às vezes é complicada. Mas é de suma importância que todos nos deem o valor que merecemos. Que bom que aqui no Mário Penna isso é diferente e temos oportunidades de crescimento”.
Gustavo Magalhães é outro colaborador conhecido por todos. Por onde passa é chamado para uma conversa, para uma orientação, já que conhece o Instituto de ponta a ponta, como costuma dizer. E o carinho que ela fala do trabalho é motivador. “Aqui no Mário Penna, nós PCDs, somos muito bem tratados e respeitados. Já tive grande oportunidade de crescimento e até fui reconhecido no ano passado com a Estrela Mário Penna pelos colegas de trabalho do meu setor”.
“O nosso objetivo é dar oportunidade a todas as pessoas. Juntos vamos tornar o nosso ambiente em um espaço muito mais inclusivo em todos os sentidos”; conclui Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna.