A tão aguardada terceira edição da Revista Científica Mário Penna Journal acaba de ser lançada trazendo diversas novidades para todos aqueles que desejam se atualizar na área científica da oncologia. Essa edição traz uma série de artigos inovadores, escritos por diversos pesquisadores comprometidos em entender e combater o câncer de maneira mais eficaz.
A Mário Penna Journal também inclui um suplemento exclusivo com trabalhos de iniciação científica desenvolvidos por pesquisadores da instituição, sendo uma excelente oportunidade para conhecer as novas abordagens e metodologias que estão sendo exploradas na atualidade. Nesta edição, foram publicados 14 artigos, com a participação de mais de 50 autores.
O Mário Penna é uma das poucas instituições em Minas Gerais a possuir seu próprio periódico científico, um espaço dedicado à divulgação e ao debate dos avanços na área da saúde. Além disso, a Mário Penna Journal oferece uma plataforma para que estudantes e alunos de iniciação científica publiquem seus artigos, permitindo que jovens pesquisadores dêem um passo importante em suas carreiras.
A exemplo, o artigo “DESCODIFICANDO O CÓDIGO DO CÂNCER: Revelando o potencial dos RNAS longos não codificantes em oncologia” explora a complexidade do câncer, enfatizando os mecanismos genéticos e moleculares que contribuem para seu desenvolvimento. Este trabalho destaca a importância dos long non-coding RNAs (lncRNAs) em processos biológicos críticos para a oncogênese. Esses RNAs estão envolvidos na tumorigênese, progressão do câncer e resistência a medicamentos, podendo atuar como oncogenes ou supressores de tumor. Além disso, são apresentados como biomarcadores promissores para o diagnóstico e prognóstico do câncer.
“Participar desta edição foi uma excelente oportunidade para divulgar os avanços da pesquisa oncológica ao público, trazendo atualizações, informações relevantes e esperança na ciência. Para um pesquisador, não há nada mais recompensador do que compartilhar os frutos de seu trabalho, o que nos motiva a continuar em nosso objetivo de trazer melhorias significativas à sociedade. O Instituto Mário Penna acolhe os cientistas brasileiros e nos abre portas ao acreditar em nosso trabalho, contribuindo para sua divulgação. Meus colegas e eu somos imensamente gratos por essa oportunidade“ reforça Bruna Custódio, uma das autoras do artigo.
Para Tadeu Perona, diretor do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação, lançar a terceira edição é motivo de orgulho. “Somos a maior instituição de Minas no combate ao câncer e uma das poucas do estado a ter uma publicação científica. Chegar agora em nossa terceira publicação é uma grande honra. Isso mostra que estamos avançando cada vez mais na área científica da oncologia “, ressalta.
O Mário Penna reafirma seu compromisso com o avanço científico e com o desenvolvimento de novas estratégias no combate ao câncer. A Revista Científica pode ser acessada através da Plataforma Científica OJS, e os interessados já podem submeter os artigos para a quarta edição.