Nesta quinta-feira, dia 22, o Hospital Luxemburgo, unidade da Rede Mário Penna, teve uma manhã de aprendizados sobre Segurança na Aviação e suas contribuições para a segurança na saúde. Ministrada por Gustavo Rocha, comandante de voos internacionais da Azul, formado em Ciências Aeronáuticas e pós-graduado em Fatores Humanos de Gestão de Segurança, a palestra trouxe comparações importantes entre a segurança na aviação e a segurança do paciente.
“Nos últimos 45 anos, a aviação evoluiu bastante em estratégias para atingir os níveis de segurança que temos hoje. A exemplo disso, temos a necessidade da comunicação entre as equipes e os processos de reportes confidenciais de segurança. Assim, conseguimos estabelecer similaridades entre a complexidade desses processos na aviação e na medicina, de forma que a saúde se torne tão segura quanto a aviação”, explica Gustavo Rocha.
O bate-papo abordou práticas, princípios e abordagens para aprimorar a assistência por meio do estudo de riscos, análises de casos e o papel fundamental do estabelecimento de processos e padrões visando a proteção e a integridade dos pacientes. Os colaboradores dos setores assistenciais e administrativos puderam tirar dúvidas e aprender novos conceitos para aplicar os conhecimentos durante o trabalho na instituição.
A exemplo disso, Gustavo comparou o treinamento CRM (Crew Resouce Management) aplicado na aviação com os procedimentos realizados na medicina. Nele, são usados os princípios de perceber, entender e antecipar os riscos através de estratégias de comunicação, checklists e checagem dupla, por exemplo. Na aviação, essas etapas são realizadas de forma obrigatória em todas as fases dos voos, bem como nas manutenções em solo. Com relação à área da saúde, de acordo com o palestrante, são métodos que podem ser aplicados durante os atendimentos, manejo de medicamentos e cirurgias para garantir resultados seguros.
“A palestra foi extremamente valiosa! A comparação entre os temas destacou como a clareza é essencial em qualquer área, não só na aviação e saúde. As práticas podem ser aplicadas para reduzir ou até mesmo eliminar os riscos de erro em qualquer processo”, ressalta Juliene Nick, Coordenadora do Departamento Pessoal.
Temas como este reforçam o compromisso do Instituto Mário Penna em oferecer um atendimento de excelência, baseado na humanização. Através da aquisição de conhecimentos, os colaboradores se atualizam e aperfeiçoam suas habilidades, sempre com o objetivo de aprimorar o atendimento para mais de 270 mil pacientes atendidos anualmente na instituição.