Nesta terça-feira, 20, os diretores do Instituto Mário Penna, Dr. José Mourão Neto e Dr. Virgílio Baião, acompanhados da consultora Gerlainne Diniz, realizaram uma visita técnica no Hospital Municipal São José, em Joinville, Santa Catarina. A equipe da instituição foi acolhida pelo Dr. Pedro Magalhães, Neurorradiologista Intensivista; as enfermeiras Vivian Nagel e Vanessa Guesser Fachini, Enfermeiras da Equipe Joinvasc; Scheyla Martins, Enfermeira Coordenadora U-AVC; e pelo Lucas Danielli, Neurologista Fellow em Neurorradiologia.
O objetivo da visita foi a realização de um benchmarking – processo de pesquisa entre empresas do mesmo setor para trocas de processos e expertises – com a equipe do Joinvasc, que é um programa de cuidados de saúde, reconhecido internacionalmente, e sediado no Hospital São José, em Joinville.
O intuito foi conhecer a linha de cuidado relacionada ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). O Hospital São José é um centro avançado de cuidados focados no AVC, com o certificado de qualidade da World Stroke Organization, sendo o primeiro hospital público brasileiro a receber a certificação. Além disso, recebeu prêmio mundial de valor em saúde, promovido pelo Decision Group VBHC Center for Europe.
Iniciado em 1995, o Joinvasc é um programa focado em prevenir e reduzir os impactos do AVC, guiado por uma constante análise de dados epidemiológicos. Esse trabalho inclui a priorização da prevenção, organização da rede de urgência e emergência, estabelecimento do Hospital São José como referência, estratégias de reabilitação e reinserção social, além da mensuração dos custos.
Essa visita integra as atividades de planejamento e preparação do Instituto Mário Penna para assumir a cessão de uso do Hospital Regional de Teófilo Otoni, cuja previsão de término de obra é no final do primeiro semestre de 2025.
O Hospital de Teófilo Otoni, aguardado há anos pela população da região nordeste de Minas Gerais, possui dentre os serviços pactuados, a linha de cuidado ao AVC. O Instituto Mário Penna tem se preparado para prestar o melhor serviço assistencial, buscando se capacitar com os os prestadores que são referência no país.