Durante o mês de outubro, o Instituto Mário Penna contou com diversos parceiros que apoiaram a campanha “Quem se importa, se envolve” acerca da conscientização sobre o câncer de mama. O Cruzeiro, junto ao Mineirão, foi um dos que escolheu andar lado a lado com a solidariedade ao longo do mês. O clube e o estádio abriram as portas para as Entrelaçadas, grupo de apoio às pacientes com câncer de mama, ajudaram a divulgar a mensagem da prevenção e importância do diagnóstico precoce, e participaram das ações de arrecadações de doações.
No início de outubro, o Cruzeiro criou um copo especial com a cor rosa em destaque, para lembrar as pessoas sobre a conscientização do câncer de mama. Durante o mês de outubro, todo o valor arrecadado com a venda do copo comemorativo será do doado para o Mário Penna.
Além disso, as pacientes do Mário Penna tiveram a oportunidade de entrar em campo com os jogadores celestes com a faixa da prevenção, no dia 19 de outubro, na partida entre Cruzeiro e Flamengo, pela 27° rodada do Campeonato Brasileiro. As Entrelaçadas que participaram da ação, também ganharam um kit patrocinado pela CIMED e pelo Cruzeiro, além da camisa comemorativa para o Outubro Rosa, lançada pelo time celeste.
“Foi incrível. Fiquei muito emocionada. Fomos recebidos de uma forma maravilhosa. Ver a nossa causa em destaque para tantas pessoas é de muita importância. Assim, conseguimos conscientizar mais mulheres a realizarem a mamografia e se cuidarem. Agradeço a todos por essa oportunidade única”, relatou a paciente Cristiane Xavier.
Nas partidas contra o Flamengo e Bahia, disputadas no Mineirão, o Tropeiro do Bem foi mais uma ação que contribuiu com o Outubro Rosa Mário Penna. Com o apoio da Dona Sônia e do Ancho, a cada tropeiro vendido no estádio, R$5,00 será doado à instituição para garantir um tratamento de qualidade para quem precisa. Fitinhas e folhetos também foram distribuídos nas entradas do estádio.
Ainda em setembro, as Entrelaçadas visitaram a Toca da Raposa II e assistiram ao amistoso das Cabulosas, time feminino do Cruzeiro. Após a partida, as pacientes do Mário Penna conheceram todo o elenco da equipe e receberam o carinho das jogadoras. “Quero agradecer ao Cruzeiro por esse acolhimento extraordinário nesta tarde. Tivemos um lanche delicioso, assistimos ao jogo e tiramos fotos com Raposão e Raposinha. Muito obrigada ao Cruzeiro e a todos da equipe!”, diz Carla Fagundes, paciente da instituição.
Campanha Outubro Rosa 2023
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna convida toda a sociedade a participar da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
Quem se importa, também muda histórias. E essa mudança começa pela prevenção. Dra. Kerstin Kapp, médica mastologista do Mário Penna, ressalta a importância de fazer a mamografia. “Ela é o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo“, afirma. Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde, a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos façam o exame de forma anual.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe de Mastologia da instituição realizou 7.437 atendimentos para 2.158 pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e 11.395 mamografias.