Como parte da campanha do Dia Mundial do Câncer, internacionalmente conhecido como World Cancer Day, o Instituto Mário Penna levou a conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce para as ruas de Belo Horizonte. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, quatro pontos turísticos da capital receberam ações através do projeto “Mário Penna Ocupa BH”. Além disso, as redes sociais da instituição potencializaram a mensagem da campanha, por meio de divulgações e posts informativos.
No sábado (3), o clássico entre Atlético e Cruzeiro, na Arena MRV, que contou com 42 mil presentes, recebeu um vídeo especial nos telões durante o pré-jogo. A ação recebeu apoio do Atlético, da Arena e do Instituto Galo.
Já no domingo (4), as ações de conscientização iniciaram na Corrida Park Run, realizada na Lagoa da Pampulha, com o apoio da TBH e do Instituto Você. Através de doações, o público ganhou copos personalizados e a Agenda 2024. O Mercado Central foi outro ponto do projeto de ocupação. Em parceria com a Light FM, os presentes fizeram doações e ganharam itens personalizados do Mário Penna. A rádio também promoveu a PONTO LIGHT, uma ação de conscientização com ativações e sorteios. Durante os eventos, fitinhas de prevenção, leques, flyers informativos e imãs de geladeira com calendários foram distribuídos.
No Mineirão, os torcedores do Palmeiras e São Paulo que presenciaram a Supercopa puderam aproveitar os picolés distribuídos com o apoio da Sol & Neve. Antes do apito inicial e no intervalo, a faixa da prevenção levada pelo staff da partida, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), passou por todo o estádio para mais de 48 mil pessoas. O campo também foi rodeado por um led especial da campanha com a mensagem “Por um futuro sem câncer. Previna-se”.
E as ações não param por aí. O Bloco de Carnaval Baianeiros e a Indikey se juntarão à campanha nas apresentações dos dias 11 e 13 de fevereiro. Com o tema “Ao som dos Baianeiros o Mário Penna traz a batida da saúde para o carnaval”, parte do lucro arrecadado com a venda dos kits promovidos pelo bloco, que contém o copo personalizado da instituição, será destinado para o Mário Penna.
Sobre o Dia Mundial do Câncer
Celebrado no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer (World Cancer Day) é uma campanha mundial liderada pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC) desde 2000. Além de promover a conscientização sobre a prevenção do câncer, a data foi criada com a finalidade de unir forças de maneira positiva e inspiradora para ampliar o acesso ao tratamento com base nos princípios da igualdade e coletividade.
Desde 2022, a iniciativa sustenta o tema “Por cuidados mais justos”, reconhecendo as barreiras globais que impedem o cuidado global. Segundo os dados divulgados pela campanha, até 3,7 milhões de vidas poderiam ser salvas a cada ano por meio de estratégias apropriadas de recursos para prevenção, diagnóstico precoce e tratamento em tempo correto e de qualidade. Além disso, quase 50% dos casos de câncer podem ser evitados com mudanças de hábitos, como não fumar, manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos.