Em uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado, o Serviço Social Autônomo (Servas) organizou o Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue. O evento, realizado dos dias 1 a 3 de setembro no Palácio da Liberdade, teve uma arrecadação líquida de R$ 109 mil no total, sendo que R$ 27 mil foram destinados ao Instituto Mário Penna. Outras três entidades de saúde de Minas Gerais também foram beneficiadas com o mesmo valor.
Além dos menus assinados pelos chefs Caio Soter e Felipe Rameh, o evento contou com obras de artes leiloadas que contribuíram com o valor total. Simpósios, encontros de negócios, feira com produtores mineiros e outras experiências gastronômicas também fizeram parte da programação que reuniu mais de 5 mil visitantes. O governador do estado e representantes do governo de Curaçao foram algumas das autoridades que compareceram o festival.
No dia 25 de outubro, Dr. Virgílio Baião, Diretor de Gestão Corporativa do Mário Penna, recebeu o cheque simbólico da doação no momento da prestação de contas proposta pelo Servas. Como uma instituição filantrópica, o Mário Penna depende do apoio de parceiros através de doações para se manter como o maior de Minas no combate ao câncer, sendo o maior prestador do estado em sessões de quimioterapia, radioterapia e cirurgias oncológicas para pacientes da saúde pública.
Marco Antônio Viana Leite, Diretor-Presidente do Instituto Mário Penna, exaltou a parceria e agradeceu a todos que contribuíram com o sucesso do evento e da arrecadação. “Além de ser um evento essencial para o reconhecimento e incentivo da cultura mineira, o Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea – Caipiblue veio também com um propósito solidário. Para o Mário Penna, é uma honra ser beneficiado com a arrecadação de um evento tão importante e tão bem organizado pelo Servas. São ações como essas que mudam a vida dos pacientes que dependem do nosso atendimento”.