Na última semana, nos dias 07 e 08 de novembro, a Dra. Daniela Mundim, residente da Oncologia, Débora Santos, assistente da pesquisa clínica, e Carolina Profeta, farmacêutica, representaram o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna na reunião do Estudo ARC-10 para Câncer de Pulmão, da Indústria farmacêutica ARCUS.
O encontro aconteceu na cidade de São Paulo e reuniu pesquisadores de países, como Estados Unidos, México e Brasil. A discussão principal se deu em torno de temas como o desenvolvimento do estudo, manejo dos eventos adversos, controle do medicamento, coleta de amostras e logística.
O projeto prevê a utilização da imunoterapia, um tipo de tratamento contra o câncer que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico do paciente. O estudo pretende beneficiar pacientes do SUS em estado metastático de câncer de pulmão.
Ao todo são 70 países envolvidos, 250 centros de pesquisa abertos e 600 pacientes recrutados no mundo todo. O Brasil irá contribuir com 36 pacientes. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Inovação do Mário Penna é o único centro de pesquisa que irá desenvolver o estudo em Minas Gerais.
Para Cíntia Lima, gerente de Pesquisa Clínica da instituição, o setor de Pesquisa do Mário Penna se posiciona à frente em Minas Gerais pelo histórico trabalho de excelência realizado. “Temos uma vantagem competitiva que está associada à nossa tradição em oncologia, ao volume de atendimentos, à reputação do nosso corpo clínico e aos nossos processos de qualidade em pesquisa. Tudo isso contribuiu para sermos a única unidade a realizar o estudo em Minas Gerais.”
O recrutamento dos pacientes da instituição deve ser iniciado em fevereiro de 2024. A referência médica para o estudo será o médico oncologista Dr. Israel Vilaça, responsável por toda equipe médica envolvida.
Que ótima notícia!