O Congresso da American Society of Clinical Oncology (ASCO 2024) é o maior evento de oncologia do mundo e reúne médicos, pesquisadores e profissionais da área da saúde que discutem sobre os avanços e atualizações na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O encontro aconteceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e os especialistas Dr. Ellias Lima, Dra. Bárbara Marques e Dr. Luiz Adelmo Lodi representaram o Instituto Mário Penna no evento.
O Congresso aconteceu na primeira semana de junho e foram apresentados diversos estudos na área que terão impacto direto na prática clínica da instituição. Dentre os trabalhos apresentados, destacam-se novidades no tratamento de tumores como câncer de mama, de pulmão, de pele, esôfago, mielomas, entre outros. Um deles, inclusive, mostrou que mais de 50% dos pacientes com câncer de pulmão em estágio metastático, elegíveis para um tratamento oral com o medicamento Lorlatinibe, aumentaram a expectativa de vida.
Durante a conferência foi abordado, ainda, sobre a eficiência da telemedicina nos cuidados paliativos em pacientes com câncer de pulmão. Um estudo mostrou que consultas remotas de cuidados paliativos foram tão eficientes quanto as presenciais, principalmente no que refere a avaliação da qualidade de vida dos pacientes. Foram 1.250 pessoas, divididas em dois grupos, que receberam diagnósticos recentes da doença, com sessões de cuidados paliativos a cada quatro semanas. Uma parte foi designada aleatoriamente para consultas online e outra para as consultas presenciais.
Dr. Ellias Lima, oncologista do Mário Penna, reforça que esse estudo é de grande importância para a instituição: “A maior parte dos nossos pacientes são do SUS e vêm do interior ou de cidades próximas. Esse estudo mostra novas alternativas para que os pacientes não precisem se deslocar tantas vezes, o que evita um desgaste físico e financeiro importante.” afirma.