O Dia Nacional da Ciência e o Dia do Pesquisador são comemorados no dia 8 de julho. A data foi criada para destacar a importância da ciência para o desenvolvimento do país, estimular o interesse dos jovens e divulgar o saber científico para a sociedade. O Instituto Mário Penna tem um Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) composto por uma equipe de pesquisadores que se dedicam exclusivamente para o desenvolvimento de projetos científicos e pesquisa clínica aplicado à oncologia.
O NEP foi fundado em 2015 com o propósito de atuar na investigação e produção de dados de científicos. “Ao longo dos anos, estamos gerando conhecimento e avanços no campo da oncologia, a partir de pesquisas básicas, translacionais e clínicas”; explica Dr. Paulo Guilherme, médico patologista e Diretor do Núcleo de Ensino e Pesquisa.
Na Pesquisa Básica e Translacional, os projetos em desenvolvimento visam identificar marcadores oncológicos capazes de ofertar uma maior qualidade de vida aos pacientes oncológicos, bem como dar suporte às decisões médicas. Os resultados das pesquisas devem permitir uma medicina cada vez mais personalizada para os tratamentos dos pacientes com câncer. Atualmente, dois projetos aprovados pelo Programa Nacional de Atenção Oncológica (Pronon) e dedicados à pesquisa de biomarcadores nos cânceres femininos (câncer do colo uterino, mama e ovário) e à implementação de primeiro banco de tumores do Estado de Minas Gerais estão em andamento. Além disso, estão em desenvolvimento cinco projetos de doutorado e sete de mestrado orientados pelos pesquisadores do NEP, em parceria com a UFMG, UFU, Funed e Fio Cruz.
Na Pesquisa Clínica, atualmente, os pesquisadores do IMP estão trabalhando em três estudos abertos para recrutamento de pacientes /voluntários: o estudo Thor, para tratamento de câncer de bexiga, e os estudos Rigel e Kiniksa, para tratamento de pacientes internados devido às complicações da Covid.
“Nos próximos meses, esperamos abrir mais quatro estudos com foco no tratamento da Covid e outros quatro para oferecer tratamento de câncer de pulmão, colo do útero e bexiga”; ressalta Dr. Paulo Guilherme.